Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de miR-145-3p associada às características clínicas e prognósticas em Colangiocarcinoma

Processo: 21/02964-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Dorotéia Rossi Silva Souza
Beneficiário:Pedro Henrique Fogaça Jordão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Inibidores da angiogênese   Transformação celular neoplásica   Biomarcadores   Colangiocarcinoma   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | câncer | Inibidores da Angiogênese | miR-145-3p | Colangiocarcinoma, Bioquímica e Genética.

Resumo

Colangiocarcinoma (CCA) é o segundo tipo mais comum de câncer hepático primário, de incidência crescente no mundo todo. Reconhecidamente, eventos moleculares mediados por microRNAs (miRNAs) podem interferir na carcinogênese. Nesse contexto, o miR-145-3p, além de estar envolvido em processos inflamatórios, atua também como supressor tumoral, com efeito inibitório na proliferação e ciclo celular e, consequentemente, no crescimento tumoral, apoptose, e angiogênese, assim como na metilação de DNA. Desse modo, o advento da biologia molecular poderá contribuir com inovações no diagnóstico e abordagens terapêuticas para esse tipo de tumor altamente agressivo. Objetivos - analisar a expressão de miR-145-3p envolvido na oncogênese em pacientes com CCA e sua associação com hábitos de vida, comorbidades e sobrevida, bem como, seu potencial como marcador diagnóstico e prognóstico. Metodologia - serão estudados 65 pacientes com CCA e 30 indivíduos sem sinais clínicos, bioquímicos e histopatológicos de CCA, submetidos a cirurgia de videocolecistectomia (grupo controle). Perfil demográfico, antropométrico, clínico e bioquímico, e hábitos de vida, de ambos os grupos serão obtidos em questionário e prontuário eletrônico. O RNA total será extraído de amostra de tecido tumoral emblocado em parafina e de tecido fresco da vesícula biliar (grupo controle). A análise de expressão do miR-145-3p será realizada por reação em cadeia da polimerase da transcrição reversa em tempo real (RT-qPCR). Os dados serão analisados estatisticamente, de acordo com as características das variáveis. Para determinar o potencial discriminatório da expressão de miR-145-3p em relação aos tipos de CCA será utilizada a curva de Característica de Operação do Receptor (ROC). A análise de sobrevida será estimada pela curva de Kaplan-Meier. As diferenças entre as Curvas de Sobrevida obtidas, para as variáveis, serão analisadas pelo teste log-rank ou teste de Wilcoxon. Será admitido nível de significância para valor P<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)