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A metacognição, o lúdico e a repetição no aprendizado da anatomia veterinária

Processo: 21/02548-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Marjorie Soares Nunes Machado
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem autorregulada   Pessoal de saúde   Metacognição   Memorização   Tomada de decisão   Métodos de análise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise | ciência | Medicina Veterianria | metacognicao | metodologia | Medicina Veterinaria

Resumo

Ensinar os alunos como "aprender a aprender" é um desafio para as Instituições que pretendam formar indivíduos autônomos e capazes de tomar decisões. Esses são aspectos essenciais para profissionais da área da saúde, que se defrontam permanentemente comsituações complexas e problemas novos a serem resolvidos que extrapolam em muito oque pode ser encontrado nos livros. Além disso, deve ser também parte da rotina dequalquer bom profissional se atualizar e estudar as técnicas recentemente desenvolvidas na sua área após a sua formação. Os estudos que abordam a metacognição parecem aapontar como uma estratégia eficaz para fazer os estudantes abandonarem os maus hábitos do ensino tradicional e assumirem um papel ativo nos seus estudos, uma vez que essa é altamente relacionada com o sucesso acadêmico. O objetivo deste trabalho é fabricar um atlas referente ao sistema circulatório canino, que contemple técnicas meta cognitivas (como o monitoramento e a memorização), e que ajude os alunos a se tornarem autoreguladores do seu aprendizado, tudo de forma didática, incluindo elementos lúdicos para atrair atenção e interesse dos mesmos, além de proporcionar prazer no aprender.

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