Bolsa 21/03465-0 - Relações humanas, Relação social - BV FAPESP
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Juventude, relacionamentos e prevenção em tempos de COVID

Processo: 21/03465-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cristiane Gonçalves da Silva
Beneficiário:Julia Consoli Ferrari Neves Brandão
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Relações humanas   Relação social   Jovens   Prevenção de doenças transmissíveis   Pandemias   COVID-19   SARS-CoV-2   Santos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid 19 | Covid 19 | Juventude | Prevenção | Prevention | Relacionamentos | Relationships | Youth | Ciências Sociais e Humanas

Resumo

Este projeto de iniciação científica vincula-se ao Projeto Temático (#2017/2590-2) que se encontra em um momento estratégico de redirecionamento no contexto da pandemia de COVID-19 e que demanda investimento. Assim, o objetivo deste estudo e bolsa de Iniciação Científica (IC) é compreender as relações de amizade, de paquera/namoro e familiares em contexto pandêmico e, como se efetivam as medidas de proteção ao novo coronavírus (uso de máscara e distanciamento físico, em particular) nas situações cotidianas da vida de jovens estudantes das escolas públicas participantes do estudo temático na cidade de Santos. A contribuição específica desta IC está em colaborar para a compreensão do modo como os e as jovens agenciam seus relacionamentos - amigos/as, namorado/as, paqueras, família - em um cotidiano intensamente modificado pela pandemia e atravessado pelas hierarquias de gênero, geração e orientação sexual que se refletem também nos relacionamentos. Além disso, a IC pretende investigar as estratégias de prevenção utilizadas (ou não) nos diversos contextos da vida, incluindo encontros presencias com as pessoas com as quais se relacionam. Uma maior compreensão da realidade juvenil ajuda a elaborar estratégias de prevenção a partir da perspectiva do e da jovem e ajuda a identificar os desafios vividos pelos/as estudantes que se encontram há mais de um ano em ensino remoto e sob um impacto importante da pandemia, em termos subjetivos e materiais. Tal aprendizado será central para revelar e fortalecer as respostas sociais juvenis frente à pandemia. A bolsista integrará a miniequipe de pesquisa da Baixada Santista e fará o acompanhamento cotidiano e a coleta de dados referente à pesquisa temática junto aos/as jovens e outros/as agentes das duas escolas. No momento, a pesquisa encontra-se em processo de redefinição de desenho e metodologia para continuidade, o que inclui um aprofundamento sobre a dimensão das relações juvenis, mas também a dedicação em compreender as trocas e as práticas juvenis entre os/as jovens da escola, via meios digitais e, se as condições sanitárias permitirem, observar e propor atividades presenciais, futuramente. As atividades da bolsista consistirão em: (1) continuar colaborando com o processo em curso do estudo temático (análise dos materiais empíricos produzidos em 2019 e 2020; devolutiva dos resultados do Estudo Preliminar e desdobramentos nas escolas participantes); (2) continuar colaborando na organização do processo formativo referente à capacitação em metodologia e ética da pesquisa de todos/as estudantes de IC-EM; (3) realizar supervisão direta dos/as IC do EM da escola Bartolomeu de Gusmão e da Escola Técnica Aristóteles Ferreira (ETECAF); (4) realizar levantamento bibliográfico sobre juventude em tempos de COVID com foco em: I. Relacionamentos; II. Gênero; III. Geração; IV. Prevenção; (5) realizar entrevistas em profundidade com os estudantes sobre: a) relacionamentos com amigos/as; b) namoro e paquera; c) lazer; d) relações familiares; d) prevenção ao coronavírus nos contextos de vida e nas relações; (6) colaborar na criação de material educativo sobre as medidas de prevenção a COVID dirigida ao público juvenil, focando questões relativas à pluralidade e diversidade das juventudes das escolas que estão inseridas em territórios específicos e as linguagens adequadas; (7) realizar pelo menos duas rodas de conversa para aprofundar dimensões das entrevistas; (8) continuar colaborando com a continuidade da pesquisa temática, a partir da redefinição em processo; (9) elaborar registros do processo de pesquisa e relatórios parcial e final; (10) participar de eventos formativos/científicos pertinentes ao universo do estudo temático.

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