Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre o uso de enxerto de tecido conjuntivo e matriz dérmica acelular xenógena associados ao retalho posicionado coronariamente para o tratamento de recessões gengivais unitárias: reanálise de dados de dois estudos randomizados

Processo: 21/00588-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mauro Pedrine Santamaria
Beneficiário:Tuana Mendonça Faria Cintra
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Retração gengival   Matriz dérmica acelular   Regressão linear   Estudos randomizados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:recessão gengival | Periodontia

Resumo

A recessão gengival (RG) é uma condição clínica bastante prevalente e relacionada com a demanda estética e hipersensibilidade dentinária. O uso da técnica de retalho posicionado coronariamente (CAF) associado ao enxerto de tecido conjuntivo (CTG) é considerado padrão-ouro para o tratamento de recessões gengivais unitárias. Tal técnica promove maior probabilidade de recobrimento radicular completo, bem como, estabilidade a longo prazo. Contudo, o uso de enxerto autógenos está diretamente relacionado a desconforto e morbidade pós-operatória. Deste modo, biomateriais vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de substituição do CTG, como por exemplo a matriz dérmica acelular de origem suína (XDM). Tal matriz tridimensional possui características biológicas que favorecem o seu uso em cirurgias mucogengivais, apresentando um comportamento semelhante ao CTG. Apesar da literatura abordar o seu uso em mucosa peri-implantar e em recessões gengivais múltiplas, poucas evidências a longo prazo se fazem presentes perante o seu emprego em defeitos unitários, bem como, sua comparação com o CTG. Além disso, características clínicas presentes previamente e após o emprego de uma técnica cirúrgica podem diretamente influenciar o resultado obtido em procedimentos de recobrimento radicular. O estudo de preditores clínicos independentes podem direcionar o paciente à terapia que proverá melhor prognóstico. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é comparar o uso de XDM ao uso do CTG, associados a técnica cirúrgica do tipo CAF, no tratamento de recessões gengivais unitárias RT1. Bem como, analisar os preditores clínicos independentes que podem afetar diretamente no resultado clínico do procedimento de recobrimento radicular. Para isso, 25 sítios com recessão gengival por grupo (50 recessões ao total) serão avaliados em baseline, 6 meses, 1 ano e 2 anos, a partir de parâmetros clínicos, como a redução da recessão gengival, recobrimento radicular completo, porcentagem de recobrimento, ganho de tecido queratinizado e espessura tecidual; parâmetros centrados no paciente e estéticos. Em adição, será verificado variáveis clínicas preditoras para o sucesso do recobrimento radicular a partir de análise de regressão linear e logística múltiplas, bem como, possíveis associações entre os parâmetros citados por análise de correlação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA MIGUEL, MANUELA MARIA; FERREIRA FERRAZ, LAIS FERNANDA; ROSSATO, AMANDA; FARIA CINTRA, TUANA MENDONCA; MATHIAS-SANTAMARIA, INGRID FERNANDES; SANTAMARIA, MAURO PEDRINE. Comparison between connective tissue graft and xenogeneic acellular dermal matrix to treat single gingival recession: A data reanalysis of randomized clinical trials. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry, v. N/A, p. 10-pg., . (21/00588-4, 12/14595-3, 14/00119-0, 18/03284-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.