Busca avançada
Ano de início
Entree

Fake news em saúde: avaliação das postagens do Instagram sobre desinformações relacionadas ao uso do flúor

Processo: 21/03226-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Thiago Cruvinel da Silva
Beneficiário:Tamires de Sá Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Informação em saúde   Desinformação   Fake news   Telemedicina   Flúor   Mídias sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desinformação | e-Saúde | Fluor | rede social | Informação em Saúde

Resumo

As mídias sociais tornaram-se ambientes relevantes de convivência, para a discussão de ideias e formulação/consumo de opiniões sobre todos os aspectos da vida, incluindo a saúde. Como as interações ocorrem de forma aberta e permanecem registradas durante tempos indeterminados, as redes sociais podem fornecer dados científicos relacionados aos principais interesses e comportamentos em saúde de uma população específica. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar e caracterizar as postagens do Instagram sobre desinformações relacionadas ao uso de fluoretos. Inicialmente, a estratégia de busca será determinada por meio de uma análise exploratória das principais hashtags relacionadas ao tema estudado. Em seguida, serão coletados os dados de 500 postagens para cada língua estudada (português e inglês). As informações de interesse dessa coleta referem-se ao conteúdo da postagem (corpo do post e/ou transcrição de postagens em vídeo), além das características do perfil, tais como o nome do usuário, a foto, a identificação geográfica informada, o número de seguidores e o número de comentários. Então, dois examinadores independentes classificarão os posts coletados de modo estrutural (três níveis distintos, dois referentes ao tipo do conteúdo e um sobre o perfil do usuário) e sentimental (neutro, positivo ou negativo). Finalmente, os dados relativos as características dos perfis e as classificações serão analisados a partir de estatística descritiva no software SPPS 21.0. Também, os dados referentes ao corpo das publicações e as transcrições dos vídeos serão analisados qualitativamente pelo software NVivo 12 Plus, possibilitando a construção de inferências e interpretação dos resultados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOTTO, MATHEUS; MENEZES, TAMIRES SA; HUSSAIN, IRFHANA ZAKIR; TSAO, SHU-FENG; BUTT, ZAHID AHMAD; MORITA, PLINIO P.; CRUVINEL, THIAGO. Characterization of False or Misleading Fluoride Content on Instagram: Infodemiology Study. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH, v. 24, n. 5, p. 13-pg., . (21/03226-6, 19/27242-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.