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A internet das coisas e as novas dinâmicas na produção agrícola do campo brasileiro

Processo: 20/07447-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Ricardo Abid Castillo
Beneficiário:Mait Bertollo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia econômica   Internet das coisas   Tecnologia da informação   Agronegócio   Agricultura familiar   Produtores rurais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agronegócio | AgTechs | CPqD | Embrapa | Internet | Internet das Coisas IoT | Geografia Econômica

Resumo

Os objetos informacionais empregados no campo brasileiro se desenvolvem e ampliam sua participação em atividades que resultam num aumento potencial da produção. No setor do agronegócio, esses sistemas e objetos técnicos como sensores, equipamentos e máquinas, conectados digitalmente através da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), permitem o compartilhamento de grandes volumes de dados dos mais variados tipos e com maior fluidez, alimentando inúmeros sistemas para o controle de diversas etapas dos distintos circuitos espaciais produtivos, como a detecção e monitoramento da produção, o desenvolvimento de culturas, o desempenho na criação de animais, o processamento de alimentos e análise preditiva das variáveis meteorológicas. As operações são realizadas remota e automaticamente por equipamentos como smartphones, tablets e maquinários agrícolas computadorizados. A partir do advento da Internet das Coisas o ritmo de crescimento dos dados e sua velocidade aumentam exponencialmente e demandam a conexão dos estabelecimentos rurais e etapas da produção às redes de telecomunicações. A análise dos agentes envolvidos no desenvolvimento, difusão e conexão desses sistemas e os impactos na produção agrícola pode oferecer respostas sobre o uso da IoT no campo brasileiro, como uma possibilidade de mitigar as disparidades entre os grandes e pequenos produtores por meio da difusão e banalização do uso das tecnologias da informação e infraestruturas de internet no contexto da agricultura familiar, aproveitando os conhecimentos diversos de pequenos e médios produtores e cooperativas. (AU)

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