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Significados atribuídos às atividades clínicas por graduandos em Odontologia

Processo: 20/14076-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Luciane Miranda Guerra
Beneficiário:Carolina dos Santos Furian
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Psicodinâmica   Relações dentista-paciente   Faculdades de odontologia   Estudantes de odontologia   Qualidade de vida   Percepção   Pesquisa qualitativa   Análise de conteúdo   Entrevista

Resumo

Entre os anos de 2015 e 2019 houve um crescimento de 87% dos números de faculdades de Odontologia no Brasil. O currículo do curso conta com aulas teóricas, práticas pré-clínicas e clínicas, o que demanda do aluno habilidades manuais, intelectuais e relacionais. Além de habilidades manuais extremamente precisas, gerenciamento de planejamento dos tratamentos, os discentes devem adaptar-se aos estímulos estressores característicos do ambiente universitário. Nesse contexto, o curso de Odontologia é apontado como um dos campos de estudo mais desafiadores, exigentes e estressantes. É relevante, portanto, compreender a percepção e os sentidos que o estudante tem acerca da sua relação com a prática clínica, já que a reflexão sobre desafios e potencialidades existentes nessa relação podem fornecer a possibilidade de qualificação do ensino e aprendizagem, bem como da melhora na qualidade de vida do graduando. Objetivo: Compreender os significados atribuídos às atividades clínicas por graduandos em odontologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participantes e Método: Desenho clínico-qualitativo. Trata-se de um método trazido e refinado das Ciências Humanas. A amostra será construída intencional e sequencialmente, por alunos do quinto ano do curso de graduação em odontologia da FOP/UNICAMP que se dispuserem a participar da pesquisa. O fechamento da amostra será por saturação. Importa referir que a escolha dos sujeitos foi a partir da observância de que este público já teve a experiência do atendimento clínico, estando no estágio de transição entre a finalização da graduação e o ingresso no mercado de trabalho. Será aplicada a técnica da entrevista semidirigida de questões abertas e em profundidade. O material das entrevistas será transcrito integralmente e tratado pela Análise Clínico-Qualitativa de Conteúdo, uma abordagem investigativa humanística, desenvolvida para settings clínicos. A operacionalização em campo é precedida por uma fase de aculturação, com o intuito de promover a inserção do pesquisador ao setting assistencial escolhido. O tratamento dos dados será feito pela Análise Clínico-Qualitativa de Conteúdo, com categorias emergentes. Resultados esperados: Espera-se, ao compreender os significados atribuídos pelos estudantes à prática clínica odontológica, fornecer subsídios para contribuir com futuras mudanças curriculares, bem como melhor entender das demandas psicodinâmicas dos alunos, as quais sejam relacionadas sua atuação clínica, auxiliando-s a lidarem com as dificuldades inerentes às atividades neste ambiente.

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