Busca avançada
Ano de início
Entree

INFLUÊNCIA DO pH NA NEOFORMAÇÃO DE MINERAIS SECUNDÁRIOS DO SOLO NO ENTORNO DE UMA LAGOA CRISTALINA NA REGIÃO DA NHECOLÂNDIA (MS)

Processo: 21/05631-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Célia Regina Montes
Beneficiário:Ingred Nóbrega Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/14227-5 - Mudanças climáticas e impactos ambientais em áreas alagadas (wetlands) do Pantanal (Brasil): quantificação, fatores de controle e previsão em longo prazo, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Argilominerais   Mineralogia   Pantanal   Geoquímica ambiental

Resumo

A região da Nhecolândia se caracteriza pela presença de um complexo sistema fluvio-lacustre cujas lagoas apresentam diferentes características. Lagoas com águas cristalinas e pretas não apresentam caráter hipersalino como as lagoas de água verde. O caráter hipersalino foi explicado por Martins (2012) em função da rápida transferência da água estocada nos solos para as lagoas. O pH do solo pode influenciar na disponibilização de elementos químicos para o meio que, sob diferentes condições geoquímicas, podem precipitar formando os minerais secundários do solo. Cruzar informações de pH com a mineralogia do solo é essencial para melhor determinar suas influências. Dessa maneira, resultados de pH e mineralogia do solo podem evidenciar dados de gênese e estabilidade de argilominerais, trazendo informações importantes sobre a dinâmica e as condições físico-químicas do meio e propriedades físicas do solo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)