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Políticas públicas para a mobilidade ativa: evidências para transição para a sustentabilidade urbana

Processo: 21/05505-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Fabio Kon
Beneficiário:Letícia Lindenberg Lemos
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50937-1 - INCT 2014: da Internet do Futuro, AP.TEM
Assunto(s):Ciência de dados   Mobilidade urbana   Cidades inteligentes   Planejamento territorial urbano   Políticas públicas   Sustentabilidade urbana   Ciclismo   Caminhada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicicletas e ciclismo | Cidades Inteligentes | Ciência de dados | Mobilidade ativa | planejamento urbano | Políticas Públicas baseadas em Evidências | Ciência de Dados para Mobilidade Urbana

Resumo

Frente às inúmeras externalidades negativas das condições atuais de mobilidade urbana da maioria das cidades no mundo, vem se intensificando o consenso sobre a necessidade de repensar o modelo urbano atual. Os modos ativos, tais como a bicicleta ou deslocamentos a pé, por apresentarem características como neutralidade de emissão de carbono, baixo consumo de espaço viário e promoção de atividade física, se destacam apresentando alto potencial de contribuir para o desenvolvimento de ambientes urbanos mais saudáveis e sustentáveis. Esta pesquisa se insere nessas discussões com o objetivo de contribuir com evidências e discussões para embasar a elaboração de políticas públicas no sentido de promover a transição para a sustentabilidade urbana. Desse modo, propõe discutir os fatores que podem promover o uso cotidiano de modos ativos (particularmente a pé e bicicleta), bem como os impactos para a mobilidade urbana. (AU)

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