Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por candidatos a fármacos antivirais, tendo como alvo as RNA-polimerases dependentes de RNA (RdRp) do Alfavirus Chikungunya (NSP4) e do Betacoronavírus SARS-CoV-2 (NSP12)

Processo: 21/06054-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Glaucius Oliva
Beneficiário:Juliana Roberta Torini de Souza Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia estrutural   Desenvolvimento de fármacos   Descoberta de drogas   Antivirais   RNA polimerase dependente de RNA   Febre de Chikungunya   COVID-19   Betacoronavirus   SARS-CoV-2

Resumo

Vírus emergentes e reincidentes sempre configuraram uma ameaça e um desafio à saúde pública global. Apesar do destaque recente, o surgimento de doenças causadas por agentes virais não constitui um fenômeno novo. No Brasil, há pelo menos 30 anos, vem ocorrendo a emergência e reemergência de doenças virais, causadas principalmente por arboviroses, como o caso da epidemia de Chikungunya iniciada em 2014 e ainda em curso. A pandemia de COVID-19, que teve início em dezembro de 2019, impôs desafios adicionais à pesquisa científica e aos serviços de saúde. No Brasil, houve registros de aumento significativo nos casos de Chikungunya, Dengue e Zika no primeiro semestre de 2020. Esse cenário epidemiológico, de infecções virais simultâneas, representa um risco de equivocadas ações sanitárias, além da possibilidade de coinfecções. Por isso os esforços em pesquisa básica, em busca de vacinas e agentes antivirais, devem acontecer de forma rápida, atacando diferentes viroses também de forma simultânea. Assim, este projeto tem como objetivo central a utilização da biologia estrutural como ferramenta na busca por moléculas que possam auxiliar no desenvolvimento de fármacos antivirais específicos tendo como alvo as RNA polimerases dependentes de RNA (RdRp), respectivamente de CHIKV (NSP4) e de SARS-CoV-2 (NSP12). Para isso, será necessário a produção destas enzimas na forma recombinante, as quais serão exploradas através de estratégias biofísicas e bioquímicas para a identificação e/ou planejamento de inibidores através do método de Planejamento de inibidores Baseado na Estrutura dos Alvos (SBDD) e em fragmentos (FBDD), visando a descoberta de potenciais candidatos a fármaco que possam ser utilizados em testes pré-clínicos. Esse projeto está vinculado ao projeto CIBFar/CEPID da FAPESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)