Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização cinética e estrutural da protease C9 do vírus Mayaro

Processo: 20/12198-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Rafael Elias Marques Pereira Silva
Beneficiário:Luiza Leme
Instituição Sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cristalografia de raios-X | C9 protease | Mayaro vírus | Cristalografia de proteínas

Resumo

RESUMOO vírus Mayaro (MAYV) é um arbovírus causador da febre do Mayaro, uma doença que em sua forma grave gera dores incapacitantes nas articulações. Atualmente esse arbovírus negligenciado mantém seu ciclo de transmissão em ambientes silváticos de diversos países da América Latina, mas existem evidências que indicam seu potencial para circular por áreas urbanas, onde poderia se tornar um sério problema de saúde pública, uma vez que atualmente não existem tratamentos, nem vacina contra a febre do Mayaro. A nsP2 (87 kDa) é uma proteína não estrutural de MAYV que tem um papel crucial na replicação deste vírus, clivando da poliproteína viral a partir de um domínio cisteíno-protease em seu C-terminal, ela é um alvo promissor para o desenvolvimento de compostos antivirais, mas infelizmente ainda não é bem caracterizada na literatura. Esse trabalho objetiva a caracterização cinética e estrutural do domínio peptidase C9 (41 kDa) da nsP2, através do estabelecimento de um ensaio bioquímico de atividade e de cristalografia de raios-X. Até momento, como resultados preliminares, conseguimos padronizar um protocolo para a expressão e purificação da C9 peptidase produzida a partir de cepas recombinantes de E.coli, que permite a obtenção da proteína em sua forma pura, estável e com rendimento suficiente para ensaios de cristalização de proteína.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME, Luiza. Caracterização cinética e estrutural do domínio protease da nsP2 do vírus Mayaro. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Limeira, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.