Busca avançada
Ano de início
Entree

Atos de fala em Matemática: ilocuções hipotéticas

Processo: 20/08016-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 15 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Giorgio Venturi
Beneficiário:Tiago Rezende de Castro Alves
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/25891-3 - Arbitrariedade e genericidade: ou sobre como falar do indizível, AP.JP
Assunto(s):Semântica   Atos de fala   Matemática   Hipótese   Lógica formal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atos de fala | Força Ilocucionária | Hipotese | Matemática | teoria da prova | Proof-theoretic Semantics

Resumo

O objetivo primário da pesquisa a ser empreendida consiste em esclarecer a natureza da força ilocucionária correspondente às hipóteses em lógica e em Matemática, bem como em explicar seu papel na estruturação lógica da linguagem Matemática. Assim, ela fará convergirem iniciativas dos projetos de pesquisa Hypotheses, liderado pelo Prof. Peter Schroeder-Heister (Uni-Tübingen), e Genericity and arbitrariness. Or how to speak of the unspeakable, coordenado pelo supervisor - respectivamente: (I) analisar a semântica e a teoria da prova das hipóteses em lógica formal; e (II) analisar os elementos ilocucionários presentes na estruturação das linguagens da lógica e da Matemática. As seguintes hipóteses diretrizes estabelecem a motivação e o ponto de partida da pesquisa: (a) hipóteses são uma parte essencial da estruturação lógica formal da linguagem Matemática; (b) a teoria dos atos de fala contemporânea não é capaz de explicar a contento a natureza ilocucionária de hipóteses em contextos argumentativos; e (c) o aparato formal de diferentes cálculos dedutivos baseados em hipóteses (e.g. dedução natural, cálculo dos sequentes, etc.) enseja uma caracterização do papel ilocucionário das hipóteses em lógica e matemática por meio do estudo de sua teoria da prova. Dessa forma, o objetivo será perseguido por meio do estudo da teoria da prova de representações formais notáveis desse tipo de ilocução sobre o pano de fundo da teoria dos atos de fala contemporânea. Indiretamente, propicia-se assim o alcance da meta secundária de oferecer uma análise crítica de limitações atuais da teoria dos atos de fala, que aumentará o poder explicativo desta sobre os fenômenos ilocucionários a serem estudados - tanto em suas ocorrências em contextos de índole formal e Matemática quanto alhures. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO ALVES, TIAGO REZENDE. Kant's Die falsche Spitzfindigkeit and Proof-theoretic Semantics. HISTORY AND PHILOSOPHY OF LOGIC, v. N/A, p. 14-pg., . (20/08016-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.