Bolsa 21/02998-5 - Comunicação pública, Direito à informação - BV FAPESP
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Comunicação pública e sustentabilidade ambiental no governo do estado de São Paulo

Processo: 21/02998-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Danilo Rothberg
Beneficiário:Isabela D'Avila Limeira de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/12335-3 - Comunicação pública e sustentabilidade ambiental nos governos de São Paulo e Montevidéu: um estudo comparativo, BE.EP.IC
Assunto(s):Comunicação pública   Direito à informação   Relações públicas   Sustentabilidade   Mídias sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Pública | Direito à informação | redes sociais | Relações Públicas | Sustentabilidade Ambiental | Comunicação pública

Resumo

Verifica-se a preocupação em âmbito global sobre a necessidade de expandir o conhecimento científico de como incentivar o engajamento dos diversos públicos em políticas públicas de sustentabilidade ambiental. A comunicação se revela estratégica no contexto, por ser capaz de contribuir com a construção do relacionamento entre Estado e os cidadãos, amparada por transparência de gestão e acesso a informações sobre a formulação, execução e avaliação de políticas públicas. Esse projeto de pesquisa propõe, como objetivo geral, mapear as estratégias institucionais e as atividades da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e produzir um diagnóstico sobre sua adequação em relação a critérios de qualidade indicados pela literatura especializada em comunicação pública e relações públicas. Os objetivos específicos são: a) caracterizar as informações disponíveis no portal oficial e na página do Facebook da Secretaria, conforme categorias específicas de avaliação e em relação ao atendimento do direito à informação e de determinações de transparência ativa; b) caracterizar as rotinas de gestão e práticas de produção de conteúdo da assessoria de comunicação da Secretaria, em relação a parâmetros normativos da comunicação pública no Brasil e do conhecimento científico sobre estratégias de relações públicas na comunicação governamental; c) identificar e caracterizar diferenciais de qualidade e oportunidades de aperfeiçoamento das rotinas de gestão e práticas de produção de conteúdo da assessoria de comunicação da Secretaria; d) discernir e sugerir, com base nos resultados encontrados a respeito da comunicação pública da secretaria analisada, interpretados à luz da revisão da literatura especializada, recomendações para a gestão da comunicação capazes de contribuir para a dinamização de sua performance.

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