Busca avançada
Ano de início
Entree

PRIMEIROS ESTUDOS DE REUTILIZAÇÃO DE COMPOSTO EXAURIDO DE COGUMELO (Agaricus bisporus) COMO SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA A PRODUÇÃO DE EUCALIPTO (Eucalyptus urograndis)

Processo: 21/02698-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Diego Cunha Zied
Beneficiário:Rafael Barros Postinguel
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Fungos   Microbiologia   Microbiologia agrícola

Resumo

A produção do eucalipto no Brasil vem ganhando cada vez mais destaque, graças a sua participação na economia com a comercialização de seus subprodutos. Entretanto, esse crescimento tem provocado discussões a respeito das interferências hídricas que as plantas de eucalipto causam no ambiente. Pensando na solução desse problema, a utilização de resíduos orgânicos, que são compostos descartáveis, podem receber uma finalidade e emprego na silvicultura, pois possuem características condicionadoras que podem diminuir os impactos causados, como na retenção de água no solo ou até mesmo na produção de mudas. Como exemplo, o composto exaurido de cogumelo (SMS), que é um resíduo obtido após a produção na fungicultura, possui características positivas relacionadas às condições físicas, químicas e biológicas podendo agregar efeito condicionador ao solo-planta e, além disso, receber uma finalidade adequada, pois, se descartado de forma incorreta, pode acumular a quantidade de pragas e doenças nos cultivos de cogumelos. Portanto, o presente trabalho propõe desenvolver novas tecnologias para a produção do eucalipto através da reutilização do composto exaurido de cogumelo como substrato para mudas e condicionador de solo com a aplicação de quatro diferentes lâminas de água para o monitoramento hídrico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)