Bolsa 21/07136-1 - Inventário, Emissão de gases - BV FAPESP
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Inventário de emissões de gases de efeito estufa, transporte e dispersão na Região Metropolitana de São Paulo

Processo: 21/07136-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Eduardo Landulfo
Beneficiário:Sergio Alejandro Ibarra Espinosa
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/18438-0 - Área Metropolitana de São Paulo: abordagem integrada mudanças climáticas e qualidade do ar, METROCLIMA MASP, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Inventário   Emissão de gases   Poluentes atmosféricos   Gases do efeito estufa   Região metropolitana   São Paulo (SP)   Fortran
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emissões | Fontes de poluição | Fortran | Gases de Efeito Estufa | r | Vein | Inventarios de emissões e modelação das concentrações de poluentes

Resumo

Este projeto busca desenvolver um inventário abrangente de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o Estado de São Paulo considerando como principais fontes: veículos, resíduos, queima de biomassa, indústrias e outras fontes. O resultado esperado é um inventário de emissões de alta resolução espacial e temporal e concentrações de escalas locais a regionais para diferentes cenários. Objetivos: 1. identificar as fontes de GEE e Poluentes Climáticos de Vida Curta (SLCP, sigla em inglês) na Região Metropolitana de São Paulo e no Estado de São Paulo; 2. elaborar um inventário de emissões com alta resolução espacial e temporal; 3. simular concentrações de GEE na Região Metropolitana de São Paulo e no Estado de São Paulo em diferentes escalas; e 4. estudar os impactos de diferentes cenários de emissões. Metodologia: as fontes de GEE e SLCP serão identificadas espacialmente e as informações qualitativas serão obtidas em diferentes bancos de dados. As diretrizes europeias de emissões para o desenvolvimento de inventários de emissões (EMEP) serão usadas para identificar as fontes. Consequentemente, a metodologia das mesmas diretrizes será usada para estimar as emissões usando o software EMEP (Ibarra-Espinosa 2020). As emissões veiculares serão estimadas usando o modelo VEIN (Ibarra-Espinosa et al. 2018b). VEIN é um software de código aberto escrito nas linguagens de programação R e Fortran, com mais de 23 mil downloads, sendo usado em muitas partes do mundo (Duarte et al. 2021; Ibarra-Espinosa et al. 2019, 2021; Pinto et al. 2021; Veratti et al. 2020). O VEIN incorpora fatores de emissão brasileiros ajustados com medições de túneis feitas em São Paulo (Nogueira et al. 2021). Além disso, será utilizado o Modelo de Emissões Fixas (FEM) para estimar e processar as emissões industriais (Ibarra-Espinosa 2021). Para estimar as emissões de queima de biomassa será aplicada a metodologia por meio de imagens de satélite, semelhante ao método apresentado por Freitas et al (2005) em um novo software em R ou Fortran. Outras fontes, como resíduos, serão investigadas aplicando a categorização e métodos da AP42 (Thorneloe 2008).O modelo WRF Greenhouse Gas (Beck et al. 2011) será usado para simular as concentrações de gases do efeito estufa. As emissões da fotossíntese e respiração da vegetação serão incluídas via pré-processador VPRM. Para emissões de CH4 em zonas úmidas, será usado Kalan et al (2002) e para termine, Sanderson et al (1996). Resultados esperados: ao decorrer do projeto obteremos um inventário de emissões de GEE e SLCP de alta resolução espacial e temporal para o Estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo. O inventário de emissões resultante será avaliado e comparado com as vendas de combustível e terá controles de qualidade (Ibarra-Espinosa et al. 2020, 2021). O inventário de emissões também será utilizado para avaliar o impacto da cidade nas concentrações de GEE e SLCP em diferentes cenários de emissões. Por último, este projeto divulgará os resultados para a comunidade e tomadores de decisão, especificamente para a Secretaria do Verde (Município) e a CETESB (Governo do Estado). (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IBARRA-ESPINOSA, SERGIO; DE FREITAS, EDMILSON DIAS; ANDRADE, MARIA DE FATIMA; LANDULFO, EDUARDO. ffects of Evaporative Emissions Control Measurements on Ozone Concentrations in Brazi. TMOSPHER, v. 13, n. 1, . (21/07136-1, 17/17047-0, 16/18438-0, 15/03804-9)
IBARRA-ESPINOSA, SERGIO; REHBEIN, AMANDA; DE FREITAS, EDMILSON DIAS; MARTINS, LEILA; ANDRADE, MARIA DE FATIMA; LANDULFO, EDUARDO. Changes in a Bottom-Up Vehicular Emissions Inventory and Its Impact on Air Pollution During COVID-19 Lockdown in Sao Paulo, Brazil. FRONTIERS IN SUSTAINABLE CITIES, v. 4, p. 12-pg., . (15/03804-9, 21/07136-1, 16/18438-0, 16/10557-0, 21/07992-5)
IBARRA-ESPINOSA, SERGIO; MENDES DA SILVA, GYRLENE APARECIDA; REHBEIN, AMANDA; VARA-VELA, ANGEL; DE FREITAS, EDMILSON DIAS. Atmospheric effects of air pollution during dry and wet periods in Sao Paulo. ENVIRONMENTAL SCIENCE-ATMOSPHERES, v. 2, n. 2, p. 15-pg., . (16/10557-0, 21/07992-5, 16/18438-0, 21/07136-1, 15/03804-9)
IBARRA-ESPINOSA, SERGIO; DE FREITAS, EDMILSON DIAS; ROPKINS, KARL; DOMINICI, FRANCESCA; REHBEIN, AMANDA. Negative-Binomial and quasi-poisson regressions between COVID-19, mobility and environment in Sao Paulo, Brazil. Environmental Research, v. 204, n. D, . (15/03804-9, 21/07136-1)

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