Bolsa 21/04475-0 - Áreas de conservação, Conservação da biodiversidade - BV FAPESP
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Perda de biodiversidade em unidades de conservação paulistas e práticas para restauração ecológica

Processo: 21/04475-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Acordo de Cooperação: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística - Fundação Florestal
Pesquisador responsável:Vânia Regina Pivello
Beneficiário:Homero Garcia Motta
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/19293-4 - Perda de biodiversidade em unidades de conservação paulistas e práticas para restauração ecológica, AP.BTA.R
Assunto(s):Áreas de conservação   Conservação da biodiversidade   Biodiversidade   Invasão biológica   Cerrado   Divulgação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerrado | Divulgação Científica | Manejo ecológico | unidade de conservação | Conservação da biodiversidade

Resumo

O projeto de pesquisa "Perda de Biodiversidade em Unidades de Conservação Paulistas e Práticas para Restauração Ecológica" envolve a produção de material didático e de divulgação sobre as questões abordadas no projeto. Um dos problemas que as Unidades de Conservação (UCs) vêm enfrentando é a questão das invasões biológicas e da perda da biodiversidade, e esses processos só serão minimizados quando a sociedade tiver conhecimento e compreensão sobre o problema. Dessa forma, a bolsa TT-1 se destinará a um estudante de ciências biológicas com experiência em produção de material audiovisual, com o objetivo de divulgar conceitos e resultados relacionados a invasão biológica e perda de diversidade. A formação e experiência do estudante é muito positiva, pois permite unir o conhecimento técnico com a produção de material de divulgação, previstos como produção derivada do Projeto. A linguagem utilizada nesses materiais é mais acessível ao público não especialistas, o que permitem um alcance maior dos conceitos e problemas, atingindo estudantes de ensino médio e fundamental, residentes no entorno das UCs e a comunidade como um todo. Além disso, fornece as UCs material de apoio que pode ser disponibilizado via impressa ou digital aos visitantes, estudantes e pesquisadores que atuam nos locais. (AU)

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