Bolsa 21/06568-5 - Lipídeos, Macrófagos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos canabinoides e análogos da vitamina E na formação de células espumosas de macrófagos

Processo: 21/06568-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 01 de outubro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Vivian Marques Miguel Suen
Beneficiário:Caroline Bertoncini Silva
Supervisor: Jean-Marc Zingg
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Miami, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/06094-0 - Perfil lipídico, inflamatório e microbiota intestinal de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica submetidos a suplementação de diferentes doses de curcumina, BP.DR
Assunto(s):Lipídeos   Macrófagos   Monócitos   Vitamina E
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células esponjosas | Lipídeos | Macrófagos | monócitos | vitamina E | Vitamina E

Resumo

Os receptores canabinoides e seus ligantes surgiram como importantes reguladores de doenças cardiometabólicas, como dislipidemia, obesidade e aterosclerose. A ativação de receptores canabinoides por agonistas seletivos pode aumentar o acúmulo de lipídeos nos macrófagos e a formação de células espumosas, eventos que poderiam ser inibidos pelo antagonista canabidiol. O acúmulo de lipídios em monócitos e macrófagos foi desencadeado pela modulação da expressão do receptor sequestrador de CD36/FAT/transportador de ácidos graxos e transportador de colesterol ABCA1 / G1, bem como de citocinas inflamatórias, eventos que poderiam ser inibidos por antagonistas seletivos do receptor de canabinoides. Vários análogos da vitamina E foram mostrados anteriormente para reduzir o acúmulo de lipídios em monócitos e macrófagos em resposta a lipoproteínas de baixa densidade oxidadas (oxLDL), mas os mecanismos moleculares não são completamente resolvidos e podem envolver efeitos regulatórios mediados por CD36 na transdução de sinal e expressão gênica. Recentemente, um aumento do número de células espumosas foi detectado em lavagens broncoalveolares e pulmões em casos de lesão pulmonar associada a vapor (VAPI) após inalar a fumaça do cigarro eletrônico de produtos contendo canabinóides e possivelmente o análogo da vitamina E, acetato de alfa-tocoferol (±TA). Até o momento, o papel dos análogos da vitamina E na formação de células espumosas induzida por canabinóides não foi investigado. Portanto, neste projeto iremos analisar se os análogos da vitamina E e em particular ±TA afetam a formação de células espumosas em monócitos e macrófagos humanos em resposta a oxLDL e canabinóides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTONCINI-SILVA, CAROLINE; ZINGG, JEAN-MARC; FASSINI, PRISCILA GIACOMO; SUEN, VIVIAN MARQUES MIGUEL. Bioactive dietary components-Anti-obesity effects related to energy metabolism and inflammation. BioFactors, v. N/A, p. 25-pg., . (21/06568-5)