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Iniciação à pesquisa de jovens secundaristas: luz sobre as trajetórias de vida, escolares e planos de futuro

Processo: 21/05939-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Patrícia Leme de Oliveira Borba
Beneficiário:Esther Beneveni de Souza
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Terapia ocupacional   Escola pública   Iniciação científica   Jovens   Inquéritos e questionários   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola pública | Iniciaçao Científica | Juventude | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional Social

Resumo

A presente proposição de pesquisa pretende debruçar-se sobre as trajetórias de vida, escolar e planos de futuro de jovens do ensino médio que desenvolveram iniciação à ciência, no interior de um determinado projeto de pesquisa multicêntrico. Nesse contexto, a partir da utilização de três diferentes recursos para composição do campo empírico, a saber: aplicação de questionários, realização de conversas coletivas e entrevistas em profundidade, pretende-se compreender o impacto que a experiência possuiu no interior de um projeto de pesquisa amplo, sob a perspectiva dos próprios jovens, em suas trajetórias individuais e coletivas, escolar e em seus planos de futuro. Assim, pretende-se sistematizar e oferecer subsídios para que experiências que tomem os jovens como sujeitos ativos e colaboradores da produção de conhecimento se tornem mais comuns no cotidiano escolar em parceria com as universidades públicas, possibilitando outras construções de sentido do ensino médio para os jovens, bem como às universidades, para que, além de transformarem narrativas de vida dos jovens universitários, possam fazê-lo para os jovens secundaristas. (AU)

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