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Efeitos do enriquecimento ambiental no bem-estar de peixes: aprendizagem, memória e atenuação do estresse

Processo: 21/03626-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Percilia Cardoso Giaquinto
Beneficiário:Bruno Camargo dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/19952-8 - Efeitos do enriquecimento ambiental na aprendizagem e memória em peixes: implicações epigenéticas, neurais e comportamentais, AP.R
Assunto(s):Enriquecimento ambiental   Bem-estar do animal   Estresse em animal   Comportamento animal   Tilápia-do-Nilo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | Bem estar | enriquecimento ambiental | estresse | Memória e aprendizado | tilápia do Nilo | Comportamento e Fisiologia de peixes

Resumo

O plano de atividade desta Bolsa de Treinamento Técnico [TT-3] contempla a participação do beneficiário em dois eixos do projeto regular ao qual está bolsa está vinculada, ambos na área de comportamento animal, sendo eles: 1) o efeito do enriquecimento ambiental na aprendizagem e memória; 2) o efeito do enriquecimento ambiental na atenuação do estresse. Ambos eixos se relacionam com o bem-estar animal, uma vez que quanto menor o estresse do animal em cativeiro melhor sua qualidade de vida, e apenas animais que apresentam um alto nível de bem-estar estariam aptos para aprender e memorizar um processo ou tarefa complexa. As atividades a serem executadas pelo bolsista técnico compreendem: (a) Gerenciamento do plano de execução dos experimentos comportamentais nos eixos de aprendizagem e memória, e atenuação do estresse; (b) Manutenção diária dos animais e dos parâmetros físico-químico das águas dos tanques e aquários utilizados no experimento; (c) Confecção de materiais a serem utilizados no estudo, como enriquecimentos ambientais e aquários labirintos; (d) Auxílio na execução e análise dos experimentos comportamentais dos eixos de aprendizagem e memória, e atenuação do estresse; (e) Auxílio na escrita científica do trabalho. (AU)

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