Busca avançada
Ano de início
Entree

Predição de valor genético em teste de progênies híbridas de Eucalyptus grandis x E. urophylla por meio do método REML-BLUP e por meio de método de Redes Neurais Artificiais - "Deep Learning"

Processo: 21/07776-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rafael Simões Tomaz
Beneficiário:Vitória Costa Mingoranci
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Biometria   Eucalipto   Inteligência artificial   Aprendizado computacional

Resumo

Atualmente o eucalipto é a espécie exótica mais plantada no Brasil, devido ao seu alto valor comercial. Com o estabelecimento da espécie, várias pesquisas e programas de melhoramento foram iniciados com o intuito de gerar indivíduos, superiores geneticamente. Para tanto, são utilizados métodos estatísticos os quais permitem predizer o valor genético dos indivíduos. Recentemente, uma nova classe de metodologias baseadas em inteligência artificial tem sido desenvolvidas e aplicadas às mais diversas áreas das ciências Florestais. As Redes Neurais Artificiais (ANNs) têm sido utilizadas na modelagem florestal para estimar o desempenho de indivíduos baseados em características como diâmetro, altura e volume de árvores. Dentre as ANNs, vem se destacando as redes de aprendizagem profunda ou "Deep Learning", utilizadas para executar funções complexas e resolver problemas. O uso de tais tecnologias tem ocorrido de forma concomitante a técnicas tradicionais, embora alguns autores tenham preconizado sua substituição, dado, em alguns casos os melhores resultados proporcionados por essas últimas. No entanto, os pormenores a respeito dos seus mecanismos de funcionamento, ainda permanecem uma "caixa preta". Nesse sentido este projeto tem o objetivo de investigar a utilização da técnica de ANN buscando a aplicação prática desses métodos na predição de valor genético, quando aplicadas em teste de progênies híbridas de E. grandis e E. urophylla. Propõe-se ainda realizar uma avaliação comparativa com o método REML-BLUP, largamente utilizado na genética florestal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)