Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos parâmetros de deposição para liga Ti-15Mo obtida por manufatura aditiva (DED - Directed Energy Deposition)

Processo: 21/05560-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Reginaldo Teixeira Coelho
Beneficiário:Pedro Henrique Teodoro de Almeida
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Impressão tridimensional   Ligas metálicas   Citotoxicidade   Propriedades mecânicas   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Directed energy deposition | gradiente de temperatura | Liga Ti-15Mo | Manufatura Aditiva | Padrão de Deposição | Manufatura Aditiva

Resumo

A Manufatura Aditiva (MA) permite a fabricação de peças com geometria complexas e está em constante desenvolvimento, realizando atualmente a fabricação de peças com ligas metálicas. Assim, o processo Directed Energy Deposition permite a construção de peças in situ aumentando ainda mais a flexibilidade de fabricação e sendo atualmente empregado em industrias altamente tecnológicas. No entanto, para alcançar a qualidade desejada da peça fabricada é necessário controlar interações térmicas complexas que são afetadas diretamente pelos parâmetros de fabricação, sendo os principais a potência do laser utilizado, a velocidade do bocal, a taxa de alimentação e a estratégia de deposição do pó, estando as propriedades da peça fabricada dependente dos parâmetros utilizados. Os valores são diferentes para cada liga metálica, sendo necessário uma avaliação prévia antes de sua utilização na Manufatura Aditiva. Nesse contexto, o projeto visa avaliar a liga Ti-15Mo, obtida por DED, pois esta possui valor crescente devido às suas propriedades mecânicas compatíveis para próteses e por não apresentar citotoxicidade in vitro, sendo promissora para sua utilização como biomaterial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)