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Da relação mimética à ontológica: formas do jogo de ator no cinema brasileiro contemporâneo

Processo: 20/11902-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Pedro Maciel Guimarães Junior
Beneficiário:Eduardo Bordinhon de Moraes
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de filmes   Cinema brasileiro   Teoria do cinema   Estética do cinema

Resumo

Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a análise do jogo de ator no cinema brasileiro contemporâneo a partir da indagação sobre as formas de aparecimento de atores e atrizes nesse período, com enfoque na década de 2010, na qual o cinema brasileiro, após significativo desenvolvimento estrutural, ganha força em número e variedade de produções e amplia o diálogo com outras mídias, como televisão e internet. Busca-se compreender, então, como se dá qualitativamente o aparecimento do ator no cinema desse período e como o desenvolvimento estético e temático do cinema brasileiro na última década pode ser compreendido a partir dos modos de aparecimento de seus atores e atrizes. Para isso, serão analisadas cinco balizas do jogo atoral: a continuidade do jogo realista moderno do século XX; a correlação com a instância documental, na qual os atores se engajam em um jogo de encenação ou reencenação de suas vidas; o amálgama ator-personagem a partir de características físicas, psicológicas ou sociais, articulando categorias de diferença (gênero, raça, classe, etc.); o apagamento da virtuose do jogo atoral por meio do esvaziamento ou contenção de gestos; e o emprego de atores oriundos de outras mídias, sobretudo televisão e internet. Essas grandes linhas de força serão analisadas por meio das ferramentas dos estudos atorais, de modo a compreender como o jogo de ator se correlaciona formalmente com outros elementos da mise-en-scène, e com a teoria do ator-autor, que explora padrões formais e temáticos nas carreias de atores e atrizes em busca de sua assinatura autoral. (AU)

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