Busca avançada
Ano de início
Entree

Da Formação ao Ensino de Inglês para Crianças em Escolas Bilíngues: Percepções de Professores

Processo: 21/05632-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Barbirato
Beneficiário:Rebeca de Toledo Altarugio
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores

Resumo

Desde a última década, o ensino bilíngue no Brasil tem crescido (ABEBI), de modo que, estudos nessa área são cada vez mais necessários para a compreensão desse cenário. Assim, pretendemos desenvolver a presente pesquisa, de base qualitativa, com professores de escolas bilíngues (Fundamental I) no interior do Estado de São Paulo, buscando investigar de que maneiras os professores participantes consideram que suas formações contribuem (ou não) para suas práticas de sala de aula no contexto bilíngue. Temos por objetivo também, investigar como os participantes lidam com as especificidades e possíveis desafios do ensino de inglês no referido contexto. A fundamentação teórica está dividida em três pilares, a saber: Formação de professores para o ensino de línguas voltado para o público infantil (ALARCÃO, 1996; Lima, 2019; Almeida Filho, 2009); Ensino de inglês para crianças (TONELLI, 2005; Vygotsky, 2007; Rocha, 2007); O ensino bilíngue no contexto infantil (MEGALE, 2018; GIMENEZ, 2010; HOEXTER, 2017). Para a coleta de dados, contaremos com três professores participantes que atuam no ensino bilíngue de inglês para crianças como participantes. Utilizaremos para a geração de coleta de dados um questionário para levantamento de perfil, uma entrevista e observação de três aulas de cada um dos participantes com a realização de notas de campo de cada uma das aulas observadas. Os dados serão categorizados, triangulados e cotejados com a teoria que fundamenta o estudo. Esperamos que os resultados desta pesquisa possam contribuir com encaminhamentos para outros estudos e com compreensão mais aprofundada sobre o ensino de inglês para crianças no contexto bilíngue para docentes que atuam em sala de aula, para professores em formação inicial e pesquisadores da área.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)