Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação tecido-específica do proteoma, da síntese de fitoquelatinas e da atividade de enzimas antioxidantes de tomateiro em resposta ao Cd, utilizando enxertias recíprocas

Processo: 20/12666-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Ricardo Antunes de Azevedo
Beneficiário:Deyvid Novaes Marques
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas antioxidantes   Fitoquelatinas   Metais pesados   Proteômica

Resumo

O cádmio (Cd) é um metal pesado cuja concentração tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas em vários países (o que está relacionado a atividades antropogênicas). Esse metal é potencialmente prejudicial à saúde humana e a plantas, sendo um dos contaminantes de maior ameaça ao meio ambiente. Todavia, são raros os estudos cuja abordagem seja o desenvolvimento de estratégias de manejo para reduzir a contaminação por Cd das partes comestíveis de plantas, de forma alinhada à compreensão sobre a dissecação do papel da raiz e da parte aérea ao padrão de tolerância observado, bem como sobre mecanismos endógenos relacionados. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a modulação tecido-específica do proteoma de tomateiro em resposta ao Cd utilizando a técnica de enxertia recíproca. Utilizaremos 36 genótipos de tomateiro enxertados (número até então jamais utilizado em estudos publicados em revistas de alto impacto científico), visando avaliar a combinação de genótipos previamente caracterizados como sendo contrastantes quando à tolerância ao Cd. Para tanto, a análise proteômica com quantificação livre de marcação será conduzida, de acordo com os conhecimentos do candidato à bolsa adquiridos durante seu estágio doutoral no Instituto Max Planck (Sociedade Max Planck; Max Planck Institute for Plant Breeding Research, Alemanha). Recentemente, nós obtivemos duas publicações internacionais, envolvendo fitoquelatinas (importantes moléculas envolvidas na modulação da tolerância de plantas ao Cd e seu acúmulo nos tecidos) e respostas antioxidantes de plantas expostas ao Cd. No presente estudo, a quantificação de PCs e análise da atividade de enzimas antioxidantes também serão estudados. Por meio do grande número de genótipos enxertados de tomateiro cujas amostras foram previamente coletadas (Processo FAPESP 2018/22671- Auxílio Regular à Pesquisa), e grande quantidade de dados gerados pela análise proteômica em larga escala em questão (a qual abrangerá todas as proteínas presentes na célula vegetal de tomateiro e um número bem maior de proteínas identificadas em comparação a análises proteômicas convencionais baseadas em gel), conduziremos um estudo sem precedentes e de alto impacto, servindo como modelo para tomateiro e espécies cultivadas. Os resultados fornecerão informações importantes sobre a contribuição de cada genótipo utilizado como copa e como porta-enxerto, na tolerância geral de cada planta enxertada e para consolidação de estratégias de manejo para reduzir ou evitar a contaminação por Cd das partes comestíveis de plantas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, DEYVID NOVAES; STOLZE, SARA CHRISTINA; HARZEN, ANNE; NOGUEIRA, MARINA LIMA; BATAGIN-PIOTTO, KATHERINE DERLENE; PIOTTO, FERNANDO ANGELO; MASON, CHASE; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES; NAKAGAMI, HIROFUMI. Comparative phosphoproteomic analysis of tomato genotypes with contrasting cadmium tolerance. Plant Cell Reports, v. 40, n. 10 AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.