Bolsa 21/08399-6 - Fenômenos de transporte, Consumo de combustível - BV FAPESP
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Análise experimental do escoamento em torno de corpos de Ahmed dispostos em tandem

Processo: 21/08399-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Aluisio Viais Pantaleão
Beneficiário:Gustavo Xavier Martins
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte   Consumo de combustível   Visualização de escoamentos   Indústria automobilística   Análise experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpos de Ahmed | Métodos Experimentais | Túneis Hidrodinâmico | Visualização de escoamentos | Aumobilística

Resumo

A utilização de métodos experimentais é muito importante para a indústria automobilística, haja visto que, a partir disso, é possível analisar fenômenos aerodinâmicos cruciais para o desenvolvimento desta. Desde a segunda metade do século XIX, há estudos por diversos campos da engenharia em túneis hidrodinâmicos, tendo em vista que, com o uso desse instrumento, a visualização de fenômenos atrelados à aerodinâmica de automóveis é facilitada. Com o uso de túneis hidrodinâmicos, em conjunto com modelos tipo corpos de Ahmed, pode-se realizar um estudo, buscando a melhorias de desempenho, de economia energética e de outros fatores relacionados a indústria automotiva. Sendo assim, este trabalho tem como proposta estabelecer uma metodologia experimental para a visualização do escoamento em túneis hidrodinâmicos, em torno de dois corpos de Ahmed dispostos em tandem (simulando configuração de caminhões em Comboio). Desta forma, busca-se averiguar esteiras turbulentas e suas consequências e efeitos na aerodinâmicaautomobil1stica devido a diferentes formas e posicionamentos relativos de corpos, intentando a implicação da diminuição do arrasto, o que significará uma desejada redução no consumo de combustível dos automóveis. (AU)

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