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Tudo é retórica: tradução e introdução do tratado Da composição das palavras, de Dionísio de Halicarnasso

Processo: 21/03081-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Fernando Rodrigues Junior
Beneficiário:Gaya de Castro Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Língua grega clássica   Tradução   Retórica   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dionísio de Halicarnasso | educação antiga | Retórica Antiga | Tradução | Tratado Retórico | Grego Antigo

Resumo

Este trabalho tem como norte dois objetivos: uma tradução, do grego, dos capítulos 1 a 9 do tratado Da composição das palavras (Peri syntheseos onomaton), e um ensaio introdutório sobre ele e seu autor, o rétor, historiador e professor helenístico Dionísio de Halicarnasso (séc. I a.C.). Justifica o primeiro objetivo a falta de uma tradução em português desse texto cuja importância na tradição retórica é inegável, tendo influenciado rétores e poetas de diversas épocas, como Quintiliano, Hermógenes, Castelvetro, Góngora e Racine. O segundo objetivo faz-se relevante na medida em que se dedica a um estudo pouco realizado, no Brasil, sobre uma espécie de retórica que se assenta em análises críticas de obras próprias do período antigo visando discutir sobre a composição literária. Fazendo análises minuciosas, Dionísio compara trechos de poetas, filósofos, historiadores e oradores tais como Homero, Platão, Heródoto e Demóstenes para mostrar como a combinação das palavras cria a excelência da léxis, do discurso. Há evidências reveladoras de que o Da comp. circulava abundantemente entre os antigos, dada sua importância vária; para nós, o tratado é um testemunho valioso de teoria crítica, de retórica e de como se realizava o ensino e a relação entre professor e aluno no século I a.C., época marcada por ser transição de eras. Cumpridos os objetivos propostos, espera-se, enfim, contribuir para os estudos de retórica, crítica, poesia, prosa, recepção e educação da Antiguidade, e suas transformações ao longo do tempo. (AU)

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