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Em busca de legitimidade: a prisão em disputa entre crime organizado e as experiências-modelo

Processo: 21/08257-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Sergio Grossi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):21/14215-5 - Uma experiência-modelo inglesa de reintegração e educação: o caso da prisão de Grendon, BE.EP.PD
Assunto(s):Sociologia da violência e da criminalidade   Legitimidade   Prisões   Justiça restaurativa   Crime organizado   Integração social   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adult education | Prison alternatives | Prison sociology | Reintegration | Restorative justice | Social Pedagogy | Sociologia da Violência

Resumo

As organizações criminosas representam uma das causas principais da violência homicida e são um possível problema futuro para a jovem democracia brasileira. Essas organizações nascem, crescem e se fortalecem nas prisões, onde encontramos um forte aumento de pessoas encarceradas, em sua maioria provenientes dos estados mais pobres da sociedade e com um baixo nível educacional. Apesar das leis nacionais e internacionais preverem a reintegração social e a educação das pessoas encarceradas, estamos diante de um fracasso desse objetivo que contribui para deslegitimar o Estado e legitimar as organizações criminosas. Através desta pesquisa, queremos comparar as diferentes experiências-modelo de educação e reintegração que podem disputar a legitimidade com as organizações criminosas, contribuindo para um melhor respeito aos direitos humanos e a inclusão dos prisioneiros na sociedade. A experiência do modelo espanhol de módulos de respeito que está se expandindo para outros países e a experiência do modelo inglês de Grendon, que vê o Instituto de Criminologia de Cambridge entre os promotores de programas educacionais definidos como inovadores, serão estudadas em profundidade. Essas experiências serão investigadas através de uma análise dos documentos produzidos e uma etnografia envolvendo um período prolongado de observação participante e entrevistas abertas e semiestruturadas. Essas experiências serão comparadas com outras experiências já estudadas na literatura e, em particular, com as experiências modelo em São Paulo e com o treinamento proporcionado pelo PCC a seus membros. Com esta pesquisa, pretendemos analisar e comparar as diferentes experiências-modelo, a fim de propor um modelo de educação para a integração social que possa aumentar a confiança nas instituições públicas e na democracia, disputando o espaço da prisão com as organizações criminosas. (AU)

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