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Algoritmo de Recarga Inteligente de Veículos Elétricos Considerando a Integração de Recursos Elétricos Distribuídos: Microsserviço para Plataformas de Eletromobilidade IoT

Processo: 20/13002-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 29 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Marcos Julio Rider Flores
Beneficiário:Lucas Zenichi Terada
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21972-6 - Otimização do planejamento e da operação de sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):22/09171-1 - Desenvolvimento de Modelo Preditivo para Recarga Inteligente de Veículos Elétricos Baseado em Dados na Nuvem, BE.EP.MS
Assunto(s):Sistemas de distribuição de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:1 - Mobilidade Elétrica | 2 - Gestão Inteligente de DERs e CSs | 3 - Controle Centralizado | 4 - Internet das Coisas | Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica

Resumo

No contexto do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de mobilidade elétrica gerenciado pela CPFL e coordenado pela Fundação CPqD, denominado Plataforma para Ambientes Urbanos Inteligentes e Modelos de Negócios Viabilizadores, uma das atividades mais importantes é a gestão e orquestração dos recursos distribuídos e centralizados para o fornecimento de serviços de recarga inteligente aos veículos elétricos (EVs) na região de Campinas. Portanto, este projeto de pesquisa tem como objetivo inicial o desenvolvimento de um algoritmo de controle hierárquico de gestão inteligente de recursos elétricos distribuídos (DERs) e eletropostos (CSs) que possam ser monitorados e controlados através da plataforma de internet das coisas (IoT) do projeto P&D. Por outro lado, o projeto também contempla o desenvolvimento de um controle centralizado para a definição de políticas de: limite de operação dos DERs, sinais de preço para os CSs, e previsões da operação de longo prazo. Finalmente, o software protótipo do algoritmo hierárquico será integrado à plataforma IoT do projeto P&D e a eficiência computacional, escalabilidade e funcionalidades do algoritmo serão avaliados.

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