Bolsa 21/02876-7 - Desinformação, Fake news - BV FAPESP
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A Biblioteconomia na Era da Pós-Verdade: uma análise dos currículos dos cursos da área do estado de São Paulo frente ao fenômeno das fake news

Processo: 21/02876-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Carlos Cândido de Almeida
Beneficiário:Carla Conforto de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Desinformação   Fake news   Competência informacional   Currículo   Teoria da informação   Coleta de dados   Análise documentária   Inquéritos e questionários   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biblioteconomia | competência informacional | Desinformação | Fake news | pós-verdade | Teoria da informação

Resumo

Na Era da Pós-Verdade, a disseminação de notícias falsas e mentirosas tem como um dos principais objetivos o de enganar e manipular a opinião pública. Ainda que não haja consenso na literatura sobre o que são as chamadas "Fake News" (notícias falsas, traduzido do inglês), a massiva disseminação de ideias e informações falsas nas mídias sociais tem ganhado significativa atenção no debate público democrático. O papel de bibliotecários/as, profissionais responsáveis pela preservação e disseminação da informação, é primordial no combate às Fake News. Esta pesquisa objetiva analisar se e como cursos do Bacharelado em Biblioteconomia de universidades localizadas no Estado de São Paulo abordam o fenômeno das Fake News bem como estratégias para combatê-lo. Primeiro, faremos ampla revisão da literatura sobre os conceitos de "informação", "desinformação" e "Fake News" para compreender o que são as Fake News a partir da perspectiva da Ciência da Informação (CI). Em seguida, identificaremos e analisaremos estratégias e ferramentas desenvolvidas pela sociedade acadêmica e jornalística e pelas universidades para combater a disseminação de notícias falsas, como as agências de checagem de fatos e o infográfico elaborado pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Por fim, analisaremos as matrizes curriculares dessas universidades e elaboraremos questionário a ser respondido por docentes. A análise documental e dados coletados por meio de aplicação de questionários permitirá compreender se e como cursos de biblioteconomia dessas instituições abordam temas referentes às Fake News, incluindo debates acerca do conceito e ensino de estratégias e ferramentas para o combate às notícias falsas no âmbito de suas competências informacionais. Investigar se e como esse debate está sendo incluído por essas instituições irá lançar luz sobre o papel e a formação de bibliotecários enquanto profissionais fundamentais no combate às Fake News. (AU)

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