Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogenética do SARS-CoV-2 na cidade de São Paulo

Processo: 21/10241-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2021
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Convênio/Acordo: MRC, UKRI ; Newton Fund, com FAPESP como instituição parceira no Brasil
Pesquisador responsável:Ester Cerdeira Sabino
Beneficiário:Camila Alves Maia da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/14389-0 - Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), AP.TEM
Assunto(s):Biologia molecular   Filogenia   Análise de sequência de DNA   Genomas   Coronavirus   SARS-CoV-2   Transmissão de doenças   São Paulo (SP)

Resumo

Os conhecimentos sobre os mecanismos evolutivos do SARS-CoV-2 são importantes para compreender seu padrão de comportamento e, assim, mitigar a pandemia. A intensa dispersão do vírus torna mais difícil que ele seja controlado. Ao sequenciar um vírus e comparar as sequências geradas, com outras sequências disponíveis nos bancos de dados, é possível compreender suas origens, mecanismos de evolução, cadeias de transmissão, e então fornecer maior conhecimento que poderá ser utilizado para o controle e prevenção das infecções. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise filogenética de genomas de SARS-CoV-2 gerados a partir de amostras de pacientes provenientes da Cidade de São Paulo, em adição a sequências genômicas disponibilizadas em bancos de dados. Os novos genomas serão gerados utilizando sequenciamento genômico de nova geração baseado em nanoporos ou Illumina e análise filogenética será realizada utilizando ferramentas de bioinformática. Espera-se como resultado compreender como se deu a transmissão epidêmica e a trajetória evolutiva das linhagens de SARS-CoV-2 na cidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)