Bolsa 20/14789-9 - Ensino de química, Letramento - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramento gráfico associado à argumentação no ensino superior de química

Processo: 20/14789-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Mikeas Silva de Lima
Supervisor: Lilian Leivas Pozzer
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Manitoba, Canadá  
Vinculado à bolsa:18/23809-3 - Letramento gráfico associado à argumentação no ensino superior de Química, BP.DR
Assunto(s):Ensino de química   Letramento   Argumentação   Graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | Ensino De Química | Inscrições | letramento gráfico | Educação em Química

Resumo

O objetivo deste projeto de estágio de pesquisa no exterior é estudar, com a colaboração da Profa. Dra. Lilian Pozzer (University of Manitoba), as interações de graduandos em química com inscrições presentes em slides empregados em apresentações orais sobre estudos de caso interrompidos que abordam questões ambientais. Esta investigação está relacionada ao projeto "Letramento Gráfico Associado à Argumentação no Ensino Superior de Química" (FAPESP: 2018/23809-3). Os dados serão obtidos a partir da aplicação de atividades didáticas que visam a promoção de habilidade de letramento gráfico associado à argumentação científica. A coleta de dados ocorrerá, ainda no Brasil, durante o segundo semestre de 2020, por meio de gravação audiovisual das apresentações orais. A análise se dará com base no Modelo Semiótico de Leitura de Inscrições e na classificação dos tipos de leituras de inscrições. Além disso, em colaboração com a professora Pozzer, serão escritos artigos referentes aos resultados da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, MIKEAS SILVA; POZZER, LILIAN; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Use of Interrupted Case Studies to Teach Scientific Communication: Examples from the Effects of Mining on Water Resources in Brazil. Journal of Chemical Education, v. N/A, p. 10-pg., . (18/23809-3, 20/14789-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.