Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em Química durante o programa de residência pedagógica

Processo: 21/03489-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Formação de professores   Ensino de química

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo - PCK (do termo em inglês PedagogicalContent Knowledge), é um importante componente da base de conhecimento deprofessores. As pesquisas têm apontado que, para compreender o desenvolvimento doPCK, é necessário que se analise a relação entre seus componentes. Um PCKdesenvolvido seria, então, resultado da integração, pelo professor, dos diferentesdomínios constituintes do PCK. Por mais de três décadas, encontram-se váriasinterpretações e modelos sobre o PCK. O modelo proposto por Park e Oliver, porexemplo, foca especificamente na integração dos componentes e no processo de reflexãona ação e sobre a ação. Para os autores o PCK é composto por cinco componentes: (i)orientações para o ensino de ciências; (ii) conhecimento da avaliação; (iii) conhecimentodas estratégias instrucionais; (iv) conhecimento do currículo; e (v) conhecimento dacompreensão dos alunos. Neste projeto, pretende-se investigar como ocorre odesenvolvimento do PCK em termos das relações entre seus diferentes componentes aolongo do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de São Paulo - SP. Osdados serão coletados com os residentes e com os professores preceptores do programa,por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, material produzido eobservações de aulas. As observações e as entrevistas semiestruturadas serão registradasem áudio e/ou vídeo. Para a análise de dados, utilizar-se-á uma análise temáticaqualitativa com base nos cinco componentes do PCK propostos por Park e Oliver. Aintegração entre os componentes do PCK será feita seguindo a metodologia de mapas dePCK. Espera-se fornecer uma contribuição empírica para as pesquisas relacionadas aoPCK, além de produzir subsídios para orientar a formação de professores de modo amanter a reflexão constante desta considerando as possíveis e necessárias alterações nasua estrutura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)