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O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em Química durante o programa de residência pedagógica

Processo: 21/03489-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes Bazetti
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino de química   Desenvolvimento profissional   Formação de professores   Conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento de professores | conhecimento pedagógico do conteúdo | Desenvolvimento profissional | formação de professores | Ensino de Química

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo - PCK (do termo em inglês Pedagogical Content Knowledge), é um importante componente da base de conhecimento de professores. As pesquisas têm apontado que, para compreender o desenvolvimento do PCK, é necessário que se análise a relação entre seus componentes. Um PCK desenvolvido seria, então, resultado da integração, pelo professor, dos diferentes domínios constituintes do PCK. Por mais de três décadas, encontram-se várias interpretações e modelos sobre o PCK. O modelo proposto por Park e Oliver, por exemplo, foca especificamente na integração dos componentes e no processo de reflexão na ação e sobre a ação. Para os autores o PCK é composto por cinco componentes: (I) orientações para o ensino de Ciências; (II) conhecimento da avaliação; (III) conhecimento das estratégias instrucionais; (IV) conhecimento do currículo; e (V) conhecimento da compreensão dos alunos. Neste projeto, pretende-se investigar como ocorre o desenvolvimento do PCK em termos das relações entre seus diferentes componentes ao longo do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de São Paulo - SP. Os dados serão coletados com os residentes e com os professores preceptores do programa, por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, material produzido e observações de aulas. As observações e as entrevistas semiestruturadas serão registradas em áudio e/ou vídeo. Para a análise de dados, utilizar-se-á uma análise temática qualitativa com base nos cinco componentes do PCK propostos por Park e Oliver. A integração entre os componentes do PCK será feita seguindo a metodologia de mapas de PCK. Espera-se fornecer uma contribuição empírica para as pesquisas relacionadas ao PCK, além de produzir subsídios para orientar a formação de professores de modo a manter a reflexão constante desta considerando as possíveis e necessárias alterações na sua estrutura. (AU)

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