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Eletricidade na cozinha: higiene, racionalidade e consumo em São Paulo (1920-1960)

Processo: 21/11529-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 14 de fevereiro de 2022
Data de Término da vigência: 28 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Vânia Carneiro de Carvalho
Beneficiário:Laura Stocco Felicio
Supervisor: Jocelyn Olcott
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Duke University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:19/19840-5 - A eletrificação da cozinha: o espaço doméstico nos moldes da modernidade (São Paulo, 1908-1960), BP.MS
Assunto(s):Consumo   Cultura material   Estados Unidos   Propaganda   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | cultura material | Eletrodomesticos | Estados Unidos | Publicidade | São Paulo | Cultura Material e Domesticidade

Resumo

Este projeto faz parte da pesquisa de Mestrado A eletricidade na cozinha: gênero, racionalidade e consumo em São Paulo (1920-1960) desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. O objetivo é estudar o uso de equipamentos elétricos nas cozinhas das casas paulistanas durante a primeira metade do século XX. Em São Paulo, a higiene e a racionalização associadas à ideia de progresso atuaram nas reformas urbanas e no processo de industrialização, e contribuíram para tencionar as relações sociais e de trabalho entre patroas e empregadas. A atuação de fabricantes de eletrodomésticos e agências de publicidade norte-americanas no Brasil é responsável por difundir um modelo estrangeiro de "cozinha moderna" na América Latina. Tendo em vista a dissonância entre o cotidiano doméstico paulistano e o padrão estadunidense de domesticidade, classe média e consumo, o estudo do processo de produção e circulação da publicidade previsto para este estágio permitirá compreender a importância da adaptação de discursos visuais e retóricos para apropriação de artefatos em diferentes realidades.

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