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Estratégias discursivas do Instituto Butantan no Twitter na promoção da vacinação contra a COVID-19

Processo: 21/09235-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Augusto Vinicius de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Letramento digital   Análise do discurso   Mídias sociais   Desinformação   Fake news   Vacinação   Vacinas contra COVID-19   Saúde pública

Resumo

De uma perspectiva teórico-metodológica que privilegia os estudos de letramentos críticos e dos multiletramentos, na relação com os estudos da Análise do Discurso de linha francesa, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal estudar estratégias discursivas sobre a vacinação contra COVID-19 no Brasil, apresentadas pelo perfil do Instituto Butantan na rede social Twitter. A hipótese de partida é a de que, em contexto sócio-histórico marcado por desinformação sobre a doença e a vacinação, instituições com atuação sobre a saúde pública buscam desempenhar função social de influenciador digital, por meio de estratégias discursivas que "respondem" criticamente a informações falsas ou enganosas. O conjunto do material é formado de 659 tuítes publicados pelo perfil "@butantanoficial" no período de 18/01/2021 a 31/7/2021, disponíveis para acesso público. Os objetivos específicos são: (i) estudar os tipos de objeto de acordo (fatos, verdades, valores, lugares de qualidade, lugares de quantidade); (ii) na menção a lugares de qualidade e de quantidade, analisar as principais fontes utilizadas e/ou instituições mencionadas pelo perfil público institucional; (iii) caracterizar a produção de tuítes verbais e verbo-visuais na composição do leiaute; (iv) avaliar quais desses tuítes tiveram maior número de retuítes e curtidas, com utilização de hashtags, que permitam avaliar engajamento do público com o que é propagado pela instituição e sua visibilidade em mídias digitais. Procura-se, assim, contribuir com os estudos de letramentos e discurso, no que se refere ao reconhecimento de estratégias discursivas de informação de qualidade sobre vacinação contra COVID-19, de maneira específica; e no reconhecimento de argumentos de qualidade que possam ser adotados na formação de leitores de textos multimodais, de maneira ampla.

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