Bolsa 21/05764-5 - Pedagogia, Educação infantil - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O lugar da matemática na educação infantil na formação inicial de professores(as): percepções de estudantes concluintes da licenciatura em pedagogia

Processo: 21/05764-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Vitória Elena Casaburi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Educação infantil   Ensino de matemática   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Educação Matemática na Infância | Formação Inicial de Professores(as) | Licenciatura em Pedagogia | Educação Matemática na Infância

Resumo

Objetivamos com esta pesquisa compreender o lugar da Matemática na Educação Infantil na formação inicial de professores(as), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com destaques para a percepção dos(as) estudantes concluintes. Para este fim, apoiamo-nos em referenciais teóricos que buscam caracterizar as especificidades do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, bem como a natureza das noções matemáticas que devem ser propostas na infância. Em relação à metodologia, trata-se de uma investigação quali-qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que os dados serão produzidos a partir da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que visará levantar disciplinas e/ou componentes curriculares da formação que exprimem questões ligadas ao conhecimento matemático e ainda um questionário que a ser desenvolvido junto a turmas de prováveis formandos(as). Frente à propositura investigativa que anunciamos, estima-se com os resultados dar maior visibilidade a importância da Matemática desde a mais tenra idade e da especificidade da formação matemática e a formação para o ensino desta junto aos bebês, criança bem pequena e a criança pequena. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)