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Entre a diversão e o aprendizado: entrecruzamentos dos movimentos da didatização e do entretenimento em enunciados do gênero vídeo-aula

Processo: 21/00129-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sheila Vieira de Camargo Grillo
Beneficiário:Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/00927-6 - Videoaulas: efeito de didaticidade ou discurso didático?, BE.EP.MS
Assunto(s):Análise do discurso   Enunciados   Vídeo educativo   Material didático   Ensino médio   Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Didatização | Entretenimento | Enunciados em meio digital | teoria bakhtiniana | Vídeo-aula | Análise de Discursos Dialógica

Resumo

Nosso objetivo é investigar os entrecruzamentos dos movimentos de didatização e de entretenimento na formação do gênero vídeo-aula, partindo da hipótese de que, devido à situação social, cultural e discursiva em que este surge, bem como ao meio em que ele circula, a intersecção de tais movimentos é característica da própria formação do gênero e, portanto, será encontrada em todos os níveis da construção de seus enunciados. Para empreender esta pesquisa, tomaremos como base a teoria bakhtiniana, com destaque aos conceitos de conteúdo temático, construção composicional e estilo, elementos definidores do gênero discursivo segundo Bakhtin. O corpus escolhido compreende dez vídeo-aulas do programa Hora do Enem, que faz parte de um projeto federal lançado em 2016 com vistas à preparação dos jovens no final do Ensino Médio para o Enem. Tais vídeo-aulas estão disponíveis no YouTube e estão divididas em cinco vídeo-aulas do início do canal (2016/2017) e cinco vídeo-aulas recentes (segundo semestre de 2019), de forma a construir um corpus o mais representativo possível do gênero, bem como possibilitar uma visão diacrônica de seus fenômenos. A relevância deste estudo é realçada pela pandemia que atingiu o mundo em 2020 e que restringiu as possibilidades comunicativas do meio educacional, forçando-o a buscar novas maneiras de atingir seus alunos pelo uso do meio digital, o qual ainda lhe é recente. Portanto, a investigação dos gêneros digitais educacionais é uma questão premente da atualidade, uma vez que pode auxiliar e promover este processo de atualização da educação formal para as práticas contemporâneas de aprendizagem. (AU)

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