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Estratégias institucionais de verificação de fatos e resposta a críticas no combate a fake news: levantamento de posicionamentos em redes sociais sobre checagem jornalística

Processo: 21/12411-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2021
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Ivan Paganotti
Beneficiário:Matheus Veiga Romera
Instituição-sede: Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/15055-9 - Estratégias institucionais de verificação de fatos e resposta a críticas no combate a fake news, AP.R
Assunto(s):Comunicação institucional   Notícia   Fake news   Mídias sociais   Coleta de dados   Interpretação estatística de dados

Resumo

O plano de trabalho deverá se dedicar à coleta e interpretação de dados envolvendo perfis de checadores de notícias em redes sociais, identificando e classificando os conteúdos verificados e as reações do público em relação às correções publicadas. Essa tarefa insere-se em pesquisa mais ampla, desenvolvida pelo pesquisador responsável, que avalia as estratégias de comunicação institucional adotadas por verificadores de fatos, educomunicadores e demais atores que pretendem controlar (por sanções legais, críticas ou pressão econômica) a disseminação de informações falsas online. O bolsista será responsável por classificar tematicamente as fake news mais frequentes entre as corrigidas pelos verificadores de fatos em perfis institucionais em redes sociais, identificando as respostas do público que acolhe ou resiste às correções apontadas. O estudante de graduação em iniciação científica também deverá sistematizar os argumentos e posicionamentos empregados por quem interage com as contas institucionais dos checadores, destacando como os jornalistas respondem a questionamentos. Considerando-se que, atualmente, há ainda grande desconhecimento - ou até mesmo resistência - sobre o trabalho de jornalistas que fazem checagem, essa pesquisa permitirá avaliar quais os desafios que são enfrentados por essas contas institucionais quando buscam ampliar seu público em redes sociais online. (AU)

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