Busca avançada
Ano de início
Entree

A geografia do comércio eletrônico: conexões, diferenças e similaridades entre França e Brasil

Processo: 21/11437-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:María Mónica Arroyo
Beneficiário:Igor Venceslau Freitas
Supervisor: Bruno Moriset
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Jean Moulin Lyon III, França  
Vinculado à bolsa:18/04130-0 - O comércio eletrônico na difusão do meio técnico-científico-informacional no Brasil: usos do território e estratégias logísticas, BP.DR
Assunto(s):Geografia econômica   Logística   Comércio eletrônico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digital economy | e-commerce | information | Logistics | Networks | Territory | Geografia Econômica

Resumo

A emergência da economia digital e do comércio eletrônico como atividades importantes deste período tem acentuado o papel estratégico do espaço e do lugar. Em Geografia, muitos esforços têm sido empregados para melhor explicar este fenômeno, mas poucos consideram abordar sua difusão desigual em diferentes contextos espaciais. Este projeto objetiva analisar a geografia do comércio eletrônico varejista em suas diferenças e similaridades entre o Brasil e a França como dois territórios sob níveis desiguais de desenvolvimento econômico e integração territorial. Baseado nas abordagens teórica de Milton Santos, Jacques Lévy, Peter Dicken, Bruno Moriset, entre outros, esta pesquisa inclui procedimentos bibliográficos, documentais e trabalhos de campo na Europa, principalmente na França e Suíça, assim como entrevistas e elaboração cartográfica. Espera-se que esses resultados contribuirão para o melhor entendimento da geografia do comércio eletrônico no Brasil e exterior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)