Bolsa 20/16160-0 - Metabolismo energético, Progesterona - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da progesterona no metabolismo energético e resistência à insulina na menopausa

Processo: 20/16160-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:João Paulo Gabriel Camporez
Beneficiário:Carlos Henrique Zanello Talarico
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/04956-5 - Impacto do receptor de estrogênio alpha na Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica e metabolismo energético do fígado, AP.JP
Assunto(s):Metabolismo energético   Progesterona   Estradiol   Resistência à insulina   Menopausa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estradiol | progesterona | resistência a insulina | Metabolismo Energético

Resumo

O consumo de dieta rica em gorduras contribui amplamente para o desenvolvimento de obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2 (DM2) e doenças cardiovasculares. É possível observar que doenças cardiovasculares associadas a complicações metabólicas, como resistência à insulina e obesidade, são menos prevalentes em mulheres jovens do que em homens na mesma idade ou mulheres na pós-menopausa. Diversos mecanismos são atualmente considerados como causadores da resistência à insulina, como metabolismo anormal de lipídios e acúmulo ectópico do mesmo, disfunção mitocondrial, além de inflamação e estresse de retículo endoplasmático. Além disso, outra complicação associada a doenças metabólicas é a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), que afeta cerca de 30% dos adultos e até 10% das crianças em países desenvolvidos. Nas últimas décadas, estudos clínicos e experimentais revelaram que o estradiol (mais potente estrogênio) contribui enormemente para a homeostase glicêmica, provavelmente via a isoforma alfa de seu receptor (ERalfa). De fato, a redução da concentração de estrogênio durante a menopausa é associada com o aumento de gordura visceral e, por sua vez, doenças metabólicas como resistência à insulina, DM2 e doenças cardiovasculares. O mesmo fenótipo é observado em roedores fêmeas que passam por ovariectomia, tendo esse fenótipo revertido após o tratamento hormonal com estradiol. Entretanto, o mesmo consenso não existe em mulheres durante a menopausa, já que, enquanto alguns trabalhos demonstram os efeitos benéficos da reposição hormonal durante esse período, outros trabalhos são incapazes de observar benefícios. Tendo como base o observado nos estudos clínicos com mulheres na menopausa e sabendo que a maior parte dos tratamentos de reposição hormonal é feita com os hormônios estradiol e progesterona em conjunto, o objetivo principal desse projeto é investigar os efeitos da progesterona sobre o metabolismo energético e resistência à insulina em um modelo experimental de menopausa (camundongos fêmeas ovariectomizadas) alimentadas com dieta rica em gordura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TALARICO, CARLOS H. Z.; ALVES, ESTER S.; DOS SANTOS, JESSICA D. M.; SUCUPIRA, FELIPE G. S.; ARAUJO, LAYANNE C. C.; CAMPOREZ, JOAO PAULO. Progesterone Has No Impact on the Beneficial Effects of Estradiol Treatment in High-Fat-Fed Ovariectomized Mice. CURRENT ISSUES IN MOLECULAR BIOLOGY, v. 45, n. 5, p. 12-pg., . (18/04956-5, 20/09094-1, 20/16160-0, 21/02638-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TALARICO, Carlos Henrique Zanello. Efeitos da progesterona no metabolismo energético e resistência à insulina na menopausa. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.