Educação para a cidadania e formação do sujeito-leitor nos livros didáticos pós-BN...
Ontologia em Merleau-Ponty: estrutura, instituição e passividade
Reconstrução e hermenêutica: estudo sobre as relações entre a teoria crítica de Jü...
Processo: | 21/07504-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de dezembro de 2021 |
Vigência (Término): | 30 de novembro de 2025 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Márcio Suzuki |
Beneficiário: | Felipe Sá Cavalcante Alves |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Estética (filosofia) Linguagem Aprendizagem Hermenêutica Romantismo Cristianismo Vida Autor Alemães |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Autor | hermenêutica | kierkegaard | Leitor | Linguagem | vida | Estética e Linguagem |
Resumo Nesta pesquisa, estudaremos a relação entre autor e leitor desenvolvida no pensamento de Kierkegaard, analisando de que modo a linguagem ocupa papel central tanto no que diz respeito à interpretação do conteúdo comunicado, o que implica o aprendizado de uma nova língua - a cristã -, quanto no que diz respeito à formação poética do leitor. Nesse percurso, veremos de que maneira Kierkegaard instaura um diálogo com a tradição hermenêutica do romantismo alemão e, ao mesmo tempo, insere-se na discussão acerca do tema da vida em Fichte, Jacobi e no romantismo. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |