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Controle tolerante a falhas para computação de borda veicular

Processo: 21/13780-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Aparecido Villas
Beneficiário:Joahannes Bruno Dias da Costa
Supervisor: Christoph Sommer
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Technische Universität Dresden (TU Dresden), Alemanha  
Vinculado à bolsa:18/16703-4 - Computação em nuvem veicular para gerenciamento de informação em sistemas de transporte inteligentes, BP.DR
Assunto(s):Computação em nuvem   Redes de computadores   Problemas de programação de tarefas   Veículos   Eficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Task scheduling | Vehicular Cloud Formation | Vehicular Clouds | Vehicular Edge Computing | Redes de Computadores

Resumo

Vehicular Edge Computing (VEC) é um paradigma promissor que fornece serviços de computação em nuvem mais perto de usuários veiculares. Um cenário VEC tem dois processos principais, a saber, Formação de Nuvens Veiculares (Vehicular Cloud (VC) Formation) e Escalonamento de Tarefas (Task Scheduling). O primeiro processo diz respeito ao agrupamento e gestão de recursos computacionais presentes em veículos e infraestruturas de comunicação (como Estações Base 5G). O segundo processo diz respeito à utilização desses recursos agrupados, ou seja, o agendamento das tarefas a serem processadas na infraestrutura computacional criada no VEC. Porém, devido aos conhecidos problemas de Redes Veiculares Ad-hoc (VANETs) e aos requisitos restritos das tarefas, realizar os dois processos mencionados não é uma tarefa trivial. Neste contexto, surge a necessidade de propor esquemas de controle tolerantes à falhas para mitigar falhas no processo de formação de VCs e no processo de escalonamento de tarefas. Desta forma, este trabalho visa desenvolver um esquema genérico de controle tolerante à falhas que possa solucionar os problemas encontrados durante o estudo e tornar os processos VEC mais confiáveis e resilientes. Pretendemos que nossa abordagem proposta garanta o desempenho esperado e alcance o estado da arte por meio de simulações e análises. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, JOAHANNES B. D.; DE SOUZA, ALLAN M.; MENEGUETTE, RODOLFO I.; CERQUEIRA, EDUARDO; ROSARIO, DENIS; SOMMER, CHRISTOPH; VILLAS, LEANDRO. Mobility and Deadline-Aware Task Scheduling Mechanism for Vehicular Edge Computing. IEEE TRANSACTIONS ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, v. N/A, p. 15-pg., . (20/07162-0, 15/24494-8, 18/16703-4, 21/13780-0)
LOBATO, WELLINGTON; DA COSTA, JOAHANNES B. D.; DE SOUZA, ALLAN M.; ROSARIO, DENIS; SOMMER, CHRISTOPH; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. FLEXE: Investigating Federated Learning in Connected Autonomous Vehicle Simulations. 2022 IEEE 96TH VEHICULAR TECHNOLOGY CONFERENCE (VTC2022-FALL), v. N/A, p. 5-pg., . (19/19105-3, 15/24494-8, 21/13780-0, 18/16703-4)
DA COSTA, JOAHANNES B. D.; DE SOUZA, ALLAN M.; ROSARIO, DENIS; SOMMER, CHRISTOPH; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. Efficient Pareto Optimality-based Task Scheduling for Vehicular Edge Computing. 2022 IEEE 96TH VEHICULAR TECHNOLOGY CONFERENCE (VTC2022-FALL), v. N/A, p. 6-pg., . (21/13780-0, 18/16703-4, 15/24494-8)