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Planejamento educacional individualizado como apoio ao processo escolar de estudantes do ensino médio: possibilidades acerca da política espanhola e brasileira

Processo: 21/10623-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 31 de janeiro de 2022
Vigência (Término): 30 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Priscila Benitez
Beneficiário:Veronica Casagrande
Supervisor: Marta Gracia Garcia
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:20/11228-6 - Planejamento educacional individualizado de estudantes com autismo e/ou deficiência intelectual: possibilidades para o ensino médio inclusivo remoto, BP.IC
Assunto(s):Planejamento educacional   Instrução individualizada   Ensino médio   Política do Brasil   Deficiência intelectual   Transtorno do espectro autista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia intelectual | Ensino Médio | Planejamento Educacional Individualizado | Política Brasileira | Política espanhola | Transtorno do Espectro Autista | Educação Especial e Inclusiva

Resumo

O Planejamento Educacional Individualizado (PEI) é um serviço de apoio ao processo de escolarização que pode auxiliar na permanência escolar do público-alvo da Educação Especial. Com a chegada de tais estudantes à maioridade, questiona-se sobre o uso do PEI nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas brasileiras. Assim, a pesquisa está em fase de coleta dos dados com estudantes brasileiros, mediada pelo uso de aplicativos de mensagem e videoconferência. Dada a experiência acumulada pelo grupo espanhol com intervenções em situação escolar e familiar, foi proposta a presente pesquisa com o objetivo de identificar e analisar os dados da pesquisa brasileira acumulados com a elaboração e aplicação de 5 PEIs, envolvendo 5 estudantes com Deficiência Intelectual (DI) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas famílias, profissionais da educação, equipe psicopedagógica e fonoaudiólogos envolvidos. A proposta envolve identificar novas estratégias para os envolvidos, a partir das estratégias que serão analisadas e discutidas com o grupo espanhol Comunicació, Llengua Oral i Diversitat (CLOD), implementadas remotamente com as famílias brasileiras, cuja coleta de dados encontra-se em andamento. Para essa finalidade, serão discutidos os dados gerados pela coleta de dados brasileira e as políticas públicas espanholas centradas nas pessoas, por meio de sistema de suporte/apoio, com o grupo espanhol. A coleta de dados brasileira continuará ocorrendo remotamente, em paralelo com a participação do CLOD-UB. Espera-se que este projeto possa contribuir para a disseminação de metodologias ativamente inclusivas e fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área do ensino inclusivo de jovens adultos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERONICA CASAGRANDE; PRISCILA BENITEZ; PATRICIA ZUTIÃO; DANIELA RIBEIRO; CAMILA DOMENICONI; MARTA GRÀCIA. Análise de Apoios Catalães para Jovens Adultos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo no Contexto Brasileiro. Rev. bras. educ. espec., v. 30, . (20/11228-6, 21/10623-1)

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