Bolsa 21/15198-7 - História da arte, Exposições de arte - BV FAPESP
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O cenário artístico do Rio de Janeiro no século XIX em contexto: o estudo das exposições gerais (1840-1884) por meio da circulação artística transnacional

Processo: 21/15198-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 10 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 09 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Patricia Dalcanale Meneses
Beneficiário:Fabriccio Miguel Novelli Duro
Supervisor: France Nerlich
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Institut National d'Histoire de l'Art (INHA), França  
Vinculado à bolsa:19/10191-4 - As exposições gerais (1840-1884) na articulação do sistema artístico no Rio de Janeiro, BP.DR
Assunto(s):História da arte   Exposições de arte   Análise quantitativa   Arte brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Academia Imperial de Belas Artes | arte no Brasil | exposições de arte | História da Arte | História do Gosto | Métodos Quantitativos | História da Arte

Resumo

Este projeto tem como objetivo o estudo das exposições gerais organizadas pela Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro entre 1840 e 1884, evidenciando sua dimensão transnacional. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, parte integrante de nossa tese intitulada "As exposições gerais (1840-1884) na articulação do sistema artístico no Rio de Janeiro" (processo FAPESP 19/10191-4), investigaremos modelos expositivos internacionais e sua adaptação no contexto do Rio de Janeiro; a circulação de artistas, obras de arte - "antigas" e "modernas" - e modelos artísticos; assim como suas instâncias de legitimação, por meio da análise das críticas, premiações e aquisições (pública e privada). Essa abordagem inicial decorre de discussões sobre métodos quantitativos como ferramentas para a história da arte; a utilização de catálogos de exposição como fonte para uma história social da arte e sobre a prática do colecionismo e do mercado em sua relação com as exposições acadêmicas. (AU)

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