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Criações lexicais infantis no uso de diminutivos: uma análise dos erros de gênero e adaptações fonológicas

Processo: 21/08280-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Indaiá de Santana Bassani
Beneficiário:Geovana Viana Queiroz
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Acesso lexical   Consciência fonológica   Aquisição da linguagem   Catalogação   Análise morfossintática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de linguagem | criações lexicais | Diminutivo | Gênero | Morfologia

Resumo

A partir de uma abordagem racionalista da aquisição da linguagem, este trabalho estudará a ocorrência de criações lexicais por crianças em fase de aquisição da linguagem na produção de diminutivos. Para tal, objetiva-se explicar a produção de tais criações a partir de adaptações fonológicas, além de explorar a relação que as marcas de gênero têm sobre elas. Ainda, para que sejam feitas as análises das produções, será realizada uma coleta de dados de crianças do corpus Santos, proveniente de uma parceria da Unifesp para com o projeto "Análise dos sistemas fonético e fonológico", realizado pelo Laboratório de Estudos em Aquisição da Linguagem da Universidade de São Paulo, seguida de uma catalogação das propriedades morfossintáticas encontradas nas criações para que seja possível calcular suas ocorrências dentre os diminutivos. Teorias de trabalhos já existentes serão levadas em conta para a produção desta pesquisa, como a dos diminutivos e dos sufixos avaliativos em geral (Villalva, 1994; Bisol, 2010; Costa e Minussi, 2019) e da definição de criação lexical (Moreira e Baia, 2017). Após a realização desta pesquisa, espera-se que esta integre a pequena, porém crescente lista de trabalhos já realizados acerca da aquisição de morfologia do Português Brasileiro, e que também contribua para futuros trabalhos que venham a ser produzidos neste tema. (AU)

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