Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando padrões de abundâncias químicas em populações estelares com J-spectra

Processo: 21/08813-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 18 de julho de 2022
Vigência (Término): 17 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Paula Rodrigues Teixeira Coelho
Beneficiário:Paula Rodrigues Teixeira Coelho
Pesquisador Anfitrião: Andrés Javier Cenarro Lagunas
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Centro de Estudios de Física del Cosmos de Aragón (CEFCA), Espanha  
Assunto(s):Abundância dos elementos químicos   Populações estelares   Análise química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abundâncias químicas | Arqueologia de galáxias | Modelos espectrofotométricos | populacoes estelares | surveys | Populações Estelares

Resumo

Abundâncias químicas são usadas em técnicas de arqueologia galáctica para inferir a formação e evolução dos componentes em nossa Galáxia, populações estelares e galáxias em geral. Até agora, os estudos de arqueologia química exigiram o uso de dados espectrais. Ainda assim, o novo levantamento fotométrico J-PAS, com seu sistema de 54 filtros de banda estreita, irá efetivamente disponibilizar espectros de baixa resolução para milhões de estrelas e galáxias nos próximos anos. O presente projeto visa expandir a análise química de populações estelares para além da análise de espectros, fazendo uso da distribuição espectral de energia observada por J-PAS, o J-spectra. Modelos personalizados de população estelar serão necessários, variando as abundâncias químicas de interesse, Mg, C, N, Ca e He. Os espectros estelares serão modelados com diferentes padrões de abundância e sintetizados em luz integrada para representar populações estelares simples. Os novos modelos serão convertidos em magnitudes J-PAS por fotometria sintética. Estudos serão realizados para identificar as cores (e combinações de cores) que maximizam o sinal de cada uma das abundâncias estudadas. Os modelos serão comparados com dados já existentes para avaliar a capacidade dos modelos em reproduzir os loci de estrelas e galáxias em diferentes espaços cor-cor. Quando combinações adequadas de modelos e cores forem alcançadas, uma primeira aplicação na busca do sinal de múltiplas populações em aglomerados globulares extragalácticos será realizada. Este projeto tem um legado de longa duração, pois fornece uma primeira estrutura para estudos arqueológicos químicos com dados do levantamento J-PAS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPEZ, I. E.; BRUSA, M.; BONOLI, S.; SHANKAR, F.; ACHARYA, N.; LALOUX, B.; DOLAG, K.; GEORGAKAKIS, A.; LAPI, A.; ALMEIDA, C. RAMOS; et al. The miniJPAS survey: AGN and host galaxy coevolution of X-ray-selected sources. Astronomy & Astrophysics, v. 672, p. 20-pg., . (21/08813-7, 11/51680-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.