Bolsa 21/13482-0 - Educação, Ensino de biologia - BV FAPESP
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ECO-game: floresta amazônica - metodologia ativa de aprendizado para o ensino fundamental II

Processo: 21/13482-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Lígia Souza Lima Silveira da Mota
Beneficiário:Nayara Fagundes Domingos Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Ensino de biologia   Ensino fundamental   Jogos educativos   Bioma   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia da Conservação | Educação | Jogos interativos | Educação em Biologia

Resumo

O bioma amazônico ocupa 49,29% do território nacional, sendo o maior bioma do planeta, abrangendo diversos países da América do Sul e exercendo papel fundamental para o equilíbrio de diversos ecossistemas no Brasil. Trata-se do principal ecossistema do mundo, devido a sua importância em questões que abrangem regulação de clima e chuvas, riqueza faunística e florística e biodiversidade, além de ser um símbolo nacional. Entretanto, devido às ações antrópicas danosas a este bioma observadas nas últimas décadas, sabe-se que a Floresta Amazônica se encontra ameaçada, o que gera danos tanto para o ecossistema, como danos outras regiões do Brasil como, por exemplo, a perda do ciclo hidrológico. Tendo em vista a problemática apresentada, a conservação, recuperação e o uso sustentável da floresta dependem dos esforços aplicados no desenvolvimento de políticas públicas para conscientização da importância deste bioma. Como as ações humanas têm papel fundamental para o equilíbrio da tríade homem-animal-ambiente, a divulgação científica é importante para elucidar conceitos acerca da conservação e preservação deste bioma. Neste sentido, demonstrar sua importância para as gerações atuais se torna imprescindível. Assim, é inquestionável a necessidade de elaboração de formas acessíveis e de fácil assimilação do conhecimento com o intuito de atrair o interesse das gerações atuais. Deste modo, jogos têm uma grande vantagem sobre os métodos tradicionais de ensino, como método de auxílio ao professor e como método eficiente de aprendizagem. Portanto, o presente projeto objetiva desenvolver um jogo educativo digital multijogador para 2 a 3 jogadores acerca da temática "Biologia da Conservação da Floresta Amazônica", permitindo discussões sobre responsabilidade social, importância do bioma e como preservá-lo, sendo conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental II. O jogo será desenvolvido em parceria com o grupo de extensão universitária Fellowship of the Game (FoG), vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da Universidade de São Paulo, e será aplicado em uma escola pública de Botucatu para avaliar sua efetividade. Para tal, uma ampla revisão de literatura será feita a respeito de temas como: redução de áreas de preservação e aumento do desmatamento, exploração, preservação e biodiversidade de fauna e flora, exploração de recursos naturais, produções agropecuárias e leis ambientais. As informações coletadas servirão de base para a produção de dinâmicas do tabuleiro durante a programação do jogo, que será feita pelo grupo FoG em íntimo contato com o estudante bolsista, para que todas as informações e dinâmicas do sejam perfeitamente alocadas na jogabilidade. A programação será feita por meio do aplicativo "motor de jogos" Unity. Espera-se que o jogo atue como ferramenta didática facilitadora para o professor que leciona o tema, bem como atuar como uma ferramenta capaz gerar indivíduos sentinelas de suas ações e da sociedade, além de compreender sua relação com a fauna e flora que os envolve, entendendo as repercussões que essa interação pode acarretar. Espera-se também, que o graduando bolsista tenha uma melhor formação teórica e social por meio do envolvimento na educação da rede básica.(AU)

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