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Apoio comunitário no Brasil durante a pandemia da Covid-19 & elaboração, tradução e adaptação transcultural da versão 2.0 da medida de processos de cuidado (MPOC) para o português brasileiro

Processo: 21/15016-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 03 de setembro de 2022
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Beatriz Helena Brugnaro
Supervisor: Olaf Andres Kraus de Camargo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: McMaster University, Canadá  
Vinculado à bolsa:19/13716-0 - Determinantes da participação nos ambientes da casa, da escola e da comunidade de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, BP.DD
Assunto(s):COVID-19   Pandemias   Apoio social   Deficiências   Tradução   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:community supports | COVID-19 pandemic | cross-cultural adaptation | Mpoc | qualitative study | Translation | Fisioterapia em Neuropediatria

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios a pessoas com deficiência, e o apoio comunitário oferecido foi de grande valor para o melhor enfrentamento da pandemia. Sendo assim, como parte de uma pesquisa global, foram realizadas entrevistas por vídeo chamada com pessoas com deficiência maiores de 18 anos ou pessoas maiores de 18 anos que têm relação com pessoas com deficiência de qualquer idade, como modo de entender quais os apoios comunitários têm sido oferecidos no Brasil durante a pandemia. Assim, este estudo se propõe a analisar os dados das entrevistas qualitativas por meio do software N-VIVO disponível na instituição do exterior (CanChild). As análises serão realizadas por meio de uma abordagem teórica de construtivismo e codificadas pelo método de indução. Os dados do Brasil serão descritos, e comparados com os dados do Canadá. Além disso, a aluna participará do processo de elaboração da versão 2.0 do instrumento de avaliação Measure of Processes of Care (MPOC) e, após seu término, realizará a tradução para o português brasileiro e sua adaptação transcultural ao Brasil, após a finalização da elaboração. Esta metodologia seguirá os procedimentos estabelecidos por Beaton (2000) e Guillemin et al. (1993), seguindo os critérios estabelecidos pelo COSMIN (2019). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; FERNANDES, GESICA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; PAVAO, SILVIA LETICIA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Following 4 months of social distancing during COVID-19 Pandemic in Brazil did not change aspects of functioning in children and adolescents with developmental disabilities: A longitudinal study. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITIES, v. N/A, p. 16-pg., . (20/05685-5, 19/13716-0, 21/15016-6, 19/13570-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; FERNANDES, GESICA; DE CAMARGO, OLAF KRAUS; FUMINCELLI, LAIS; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; PAVAO, SILVIA LETICIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Exploration of the Feasibility of Remote Assessment of Functioning in Children and Adolescents with Developmental Disabilities: Parents' Perspectives and Related Contextual Factors. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 19, n. 22, p. 14-pg., . (20/05685-5, 19/13570-6, 19/13716-0, 21/15016-6)

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