Busca avançada
Ano de início
Entree

Etnografia da experiência de estudantes indígenas das áreas de Ciências Exatas e Saúde

Processo: 22/01419-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2022
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Edilene Alves da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia, AP.JP
Assunto(s):Ação afirmativa   Ensino superior   Inclusão   Povos indígenas

Resumo

As políticas de ações afirmativas para o ensino superior brasileiras estão entre as mais ambiciosas do mundo. No bojo dessas políticas, o número de indígenas no ensino superior tem crescido significativamente desde os anos 1990. Nas universidades públicas, eles têm ingressado em cursos regulares através de processo seletivo exclusivamente direcionado a candidatos indígenas. A literatura já produzida sobre a experiência destes estudantes concentra-se na trajetória de inscritos em cursos da área de ciências humanas, mais visíveis no espaço da universidade já que frequentam ou organizam eventos sobre a temática indígena. Esta pesquisa tem como objetivo retratar a experiências daqueles menos visíveis e, portanto, se concentra em estudantes da área de Ciências Exatas e de Saúde. O estudo será de caráter etnográfico e abrangerá o cotidiano dos estudantes tanto dentro como fora da universidade. Serão analisadas também as mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento do curso. Pesquisas sobre o engajamento de estudantes universitários em seus cursos mostram que as percepções e experiências mudam muito com o passar dos semestres. Serão realizadas, assim, entrevistas com os estudantes indígenas que ingressam no quarto ano de curso que já tenham sido entrevistados durante o primeiro ano de curso, buscando captar as evoluções ao longo da trajetória universitária. A pesquisa contribuirá assim com a temática da inclusão no ensino superior, a partir da análise detalhada da experiência de um grupo de estudantes indígenas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)