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Cognição social em jovens adultos com diferentes níveis de uso de álcool

Processo: 20/16575-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni
Beneficiário:Giovanna Teixeira Petucco
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Álcool   Cognição social   Fatores socioeconômicos   Habilidades sociais   Teoria da mente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:álcool | Cognição Social | fatores socioeconômicos | habilidades sociais | Teoria da Mente | Uso de substâncias psicotrópicas

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a associação entre déficits de cognição social e uso de risco ou dependência de álcool, considerando a influência de fatores socioeconômicos e nível de escolaridade. Em um estudo transversal, realizado com duas etapas, serão avaliados voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 25 anos a respeito de seu uso de álcool e desempenho em testes de cognição social. Na primeira etapa, os voluntários responderão de forma online a um questionário sobre problemas associados ao consumo de bebidas alcoólicas (AUDIT e Inventário de Situações de Beber), histórico familiar de problemas relacionados ao uso de álcool ou outras substâncias psicoativas, nível de escolaridade e características sociodemográficas (idade, sexo e local de moradia) e econômicas (Critério de Classificação Econômica Brasil). A partir das respostas a estes questionários, selecionaremos para a segunda etapa, um total de 240 voluntários, em um número similar de: a) de voluntários classificados como usuários de álcool de baixo risco ou abstêmios; b), usuários de risco e c) usuários com possível dependência de álcool. Estes voluntários serão convidados a participar de uma avaliação neuropsicológica com semi-presencial quando serão aplicação de dos instrumentos que avaliam habilidades empáticas (Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis), reconhecimento de emoções (Tarefa de Reconhecimento de Emoções básicas e complexas em Faces), capacidade de atribuição de estado mental (teoria da mente, avaliada pelo RMET), habilidades sociais (Inventário de Habilidades Sociais) e uso de outras substâncias psicotrópicas (ASSIST). Serão utilizados modelos de análise multivariada para estudar as relações entre as variáveis. De acordo com nossa hipótese, se déficits de cognição social constituírem fator de risco para o desenvolvimento de dependência de álcool, estarão presentes de forma mais frequente ou intensa nos grupos de adultos jovens eque fazem uso de risco ou forem dependentes de álcool do que no grupo de baixo risco/abstêmios. Supomos também que as medidas destes aspectos cognitivos possam ser influenciadas por fatores socioeconômicos e pelo nível de escolaridade dos participantes.

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