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O lugar e o papel da afetividade na formação inicial de professores no Brasil e na França: análise das representações dos formadores e de suas práticas de ensino

Processo: 22/00988-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de março de 2022
Vigência (Término): 09 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alonso Bezerra de Carvalho
Beneficiário:Ricardo Francelino da Silva
Supervisor: Nadja Maria Acioly-Regnier
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Lumière Lyon 2, França  
Vinculado à bolsa:20/15066-0 - Concepções e importância da afetividade na formação inicial de professores no Brasil e na França: um estudo comparado em educação, BP.DR
Assunto(s):Ensino   Formação de professores   Interação professor aluno   Projeto político pedagógico   Afetividade   Psicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afetividade | Estudo Comparado | formação de professores | relação professor-aluno | representações dos formadores | Formação de professores

Resumo

Este trabalho de pesquisa insere-se na temática "cultura, cognição, afetividade" e visa estudar como a afetividade é abordada no processo de formação inicial de professores no Brasil e na França. Consideramos que a presença de certos fenômenos que ocorrem nas salas de aula, tais como: violência entre alunos, bullying, assédio, nos levam a questionar a importância atribuída aos componentes afetivos na formação inicial dos professores. A perspectiva teórica mais ampla que nos guia nesta pesquisa é a da teoria histórico-cultural da psique, onde as variáveis culturais desempenham um papel fundamental na compreensão da construção da psique. Neste projeto de pesquisa, a afetividade será estudada a partir das concepções de Wallon (1968), Vygotski (2001, 2004). Do ponto de vista metodológico, analisaremos primeiro os projetos pedagógicos de formação de professores e os conteúdos ensinados nas disciplinas de "psicologia" dos cursos selecionados. Em seguida, realizaremos uma pesquisa por questionário visando a construção de dados mais amplos sobre as representações dos formadores sobre a presença e a importância da questão da afetividade. Os questionários serão enviados eletronicamente em uma amostragem de professores formadores de 3 INSPé na França (Lyon, Marselha e Paris). A partir destes dados, construiremos uma subamostra de formadores para realizar entrevistas e fazer observações de suas práticas de ensino. A diversidade dos locais onde os dados são coletados visa limitar o viés na cobertura dos campos a fim de identificar as invariantes e as especificidades culturais na consideração da dimensão afetiva no contexto da formação de professores. (AU)

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